O patrimônio ferroviário de Três Lagoas, que faz parte da história do município, está abandonado. Segundo o diretor municipal do Patrimônio Histórico da cidade, Rodrigo Fernandes, prédios construídos em 1922 estão em processo de deterioração.
A Prefeitura de Três Lagoas, no entanto, segundo o diretor, não pode “mexer”, restaurar ou ocupar os prédios enquanto não receber da União as áreas da ferrovia. Rodrigo informou que está em processo de repasse e que o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) vai fazer um georreferênciamento do local para repasse ao município.
De acordo com o diretor, além dos prédios, existe também equipamentos ferroviários, que precisam ser preservados. Peças e equipamentos foram desmontados e furtados.
Antes da construção do contorno ferroviário – quando a empresa América Latina Logística (ALL) ainda operava a ferrovia no perímetro urbano -, patrimônio era cuidado e protegido. “Agora que a ALL não é mais responsável, está abandonado”, admitiu o diretor em entrevista.