O Sindicato Campo-Grandense dos Profissionais da Educação Pública (ACP) realiza durante todo o dia desta quinta-feira (10), a votação para definição da nova diretoria executiva e conselho fiscal do local. A votação vai até às 18h e, pela primeira vez, quatro chapas disputam a liderança do sindicato. O novo mandato segue até 2026.
A comissão eleitoral da ACP é responsável pela organização do pleito, sendo composta pela professora Solange Ferreira Lopes e Ezerral Bueno de Souza que preside a comissão. Além deles, cada chapa indica uma pessoa para integrar o grupo que organiza o processo eleitoral no sindicato.
De acordo com o presidente da comissão, Ezerral Bueno, essa é a eleição mais concorrida da ACP nos últimos anos. "Esse é o maior sindicato de base do nosso estado, tem mais de quatro mil pessoas aptas a votar. Vai ser uma votação muito grande, nunca tivemos uma eleição com quatro chapas e isso cria uma expectativa muito grande", afirmou.
A apuração do resultado levará de três a quatro horas e será divulgado, por volta das 22h desta quinta-feira, a cahpa vencedora.
Para o dia de votação, a ACP solicitou às Secretarias Municipal e Estadual de Educação que flexibilize o horário dos profissionais para que filiados e filiadas possam participar das eleições.
A ACP conta com mais de 4.400 filiados e, para votar, é preciso que os profissionais apresentem apenas um documento com foto e estejam em dia com a filiação no sindicato.
O sindicato existe desde 1952 para reivindicar e garantir os direitos dos servidores que trabalham nas redes municipais e estaduais de ensino.