O setor de oftalmologia lidera o ranking de procedimentos médicos mais aguardados em Três Lagoas, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde do município. Dentre os procedimentos, o com maior número de pessoas na fila está à catarata.
Oitocentos e vinte pacientes esperam para realizar o procedimento cirúrgico oftalmológico. O mapeamento da retina também é um dos processos com extensa fila, são 740 pessoas aguardando.
Ainda no setor oftalmológico aparecem na lista com maior demanda de solicitação: pterígio, 516 pessoas, yag Laser 100 e plástica ocular 48 pacientes.
A ortopedia também possui grande pendência de cirurgias, há 52 pessoas aguardando para realizar a artoplastia total de quadril, 43 para ligamentoplastia, 12 para artoplastia total de joelho, entre outras cirurgias.
Além do setor da ortopedia e oftalmologia aparecem na lista de procedimentos e cirurgias, mais requisitados a urologia, cirurgia geral e ginecologia.
Entre os exames mais requisitados está a tomografia com 524 agendamentos, ressonância magnética 376 pedidos, 77 mamografias entre outros exames.
ESPERA
Autoplastia de joelho e quadril são cirurgias de alta complexidade, pactuadas com Campo Grande em virtude da cidade não possuir habilitação para esses procedimentos. Por conta disso há pacientes aguardando desde 2012.
A Secretaria de Saúde informou que não existe um prazo estabelecido para cada procedimento, depende do caso. Cirurgias ortopédicas que não são casos de Tratamento Fora do Domicílio (TFD) demoram até dois anos.
Os casos de TFD excedem esse prazo de dois anos. O restante das especialidades no máximo dois anos, quando são procedimentos que devem ser realizados em Campo Grande devido pactuação, como exames e cirurgias oftalmológicas. As cirurgias realizadas em Três Lagoas, depois da avaliação com o especialista cirúrgico, demoram no máximo seis meses, segundo informações da Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas.
Se tratando de consultas, a demanda depende de cada especialidade. Atualmente a endocrinologia é a especialidade que possui maior tempo de espera, de 50 dias, em média.
CARAVANA
O governo estadual lançou essa semana o programa “Caravana da Saúde”, com objetivo de reestruturar os serviços de saúde e reduzir as filas para exames e cirurgias no Mato Grosso do Sul.
A previsão inicial é que em junho a caravana esteja em Três Lagoas, antes disso será feito um balanço para mapear a maior demanda por cirurgias e exames no município.
Com a vinda do programa, o governo estadual em parceira com a administração municipal pretende zerar o índice de espera, por esses procedimentos.