Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Pequenos produtores recebem auxílio técnico da Agraer

Em Três Lagoas, programa é coordenado pelo engenheiro agrônomo Celso Yamaguti

Sônia Komori e Celso Yamaguti, engenheiros agrônomos da Agraer -
Sônia Komori e Celso Yamaguti, engenheiros agrônomos da Agraer -

O Programa de Aquisição de Alimentos do governo federal está beneficiando os pequenos produtores do Assentamento 20 de março, localizado no Distrito de Arapuá, em Três Lagoas. O programa é desenvolvido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que compra os alimentos e, em seguida, doa as entidades.

No Assentamento 20 de Março, o programa tem sido executado em parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) e a empresa Fibria. Segundo a engenheira Agrônoma, Sônia Komori, o Sesc, através do programa Mesa Brasil é o responsável pela logística de distribuição desses alimentos às entidades assistências de Três Lagoas. Ela informou que existem 22 entidades cadastradas, as quais são beneficias pelo Programa Mesa Brasil.


Esse é um dos projetos que está contando com o apoio da Agraer, órgão chamado pelo Incra para prestar assistência técnica aos assentados. “Estamos de volta a Agraer realizando os trabalhos da chamada pública do Incra. No momento estamos desenvolvendo alguns trabalhos nos assentamentos 20 de Março, em Três Lagoas e no Canoas na região de Selvíria”, comentou o engenheiro agrônomo da Agraer, Celso Yamaguti.


Ele informou que o Incra, através da chamada pública, estabeleceu algumas metas de auxilio nos assentamentos. “No assentamento 20 de Março já existem alguns trabalhos mais avançados, até por estar mais próximo da cidade. Por isso, existem alguns projetos já em andamento em parceria com a Fibria e Agraer na questão da produção de hortifrutigranjeiro que são adquiridos pela Conab, através pelo Sesc, que depois destina as entidades cadastradas”, explicou.


PRODUÇÃO
Sônia Komori disse que o programa tem colhido bons resultados. Os pequenos produtores do assentamento 20 de Março começaram entregando 12 caixas com hortaliças para o Sesc, quando o programa foi implantado no mês de abril. Depois, aumentou para 20, 30 e, agora já estão entregando 50 caixas com verduras semanalmente para o Sesc distribuir as entidades cadastradas.


Além desse, Yamaguti informou que existem outros projetos que estão em elaboração visando à aquisição de recursos para serem implantados, fortalecendo assim as associações desses assentamentos, pensando-se, inclusive na formação de cooperativas. “Mas, esse é um trabalho inicial que está sendo desenvolvido nos assentamentos”, adiantou.


No Assentamento 20 de Março existem 69 famílias que estão recebendo apoio dos engenheiros agrônomos da Agraer. Já no Canoas, são mais de190 lotes. “No Canoas nem todas as famílias estão residindo lá por falta de infraestrutura. A assistência técnica é um braço para auxiliar esses produtores, pois são necessários os recursos iniciais. Por exemplo, não é o caso do 20 de Março, mas faltam energia elétrica nos assentamentos em geral. A energia e a água são de fundamental importância para auxiliar na produção , assim como as boas condições das estradas”, salientou.