Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Perícia técnica deve apontar gerador de odor na cidade

Empresa Pöyry será contratada para analisar o que teria causado o mau cheiro no município

Eldorado e Cargill terão de apresentar estudo mais detalhado -
Eldorado e Cargill terão de apresentar estudo mais detalhado -

A Pöyry,empresaglobal de consultoria e engenharia,será contratada para fazer a investigação nas operações das empresas Eldorado Brasil e Cargill, a fim de verificar se o forte odor ocorrido em Três Lagoas, no começo do mês passado, veio de uma dessas indústrias, ou de outra unidade fabril. A informação foi dada ao Jornal do Povo, na tarde de ontem, pelo secretário de Estado de Meio Ambiente, do Planejamento, da Ciência e Tecnologia e diretor presidente do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul), Carlos Alberto Said Menezes.

Menezes informou que na última sexta-feira foi realizada reunião para tratar desse assunto, e foi solicitada aEldorado Brasil eCargill a contratação de empresa especializada, cujo trabalho ficará sob a coordenação do Imasul. 
 
Questionado se o órgão não dispõe de técnicos o suficiente para fazer esse trabalho, respondeu que esse é um trabalho que requer uma análise mais apurada. “Essa empresa dispõe de diversos técnicos especializados que podem analisar todas as informações para identificar o que pode ter ocorrido nessa data”, comentou. Menezesinformou que o Imasul analisou os dados das estações de monitoramento do ar, bem como da direção do vento, mas ainda não chegou a uma conclusão, por isso a necessidade da realização dessa perícia técnica especializada, que deverá identificar a fonte geradora desse odor. 
Apesar de ter solicitado que a consultoria seja contrata pela Eldorado e Cargill, Menezes disse que não significa que elas sejam as responsáveis pelo ocorrido no mês passado.
 
Tampouco, descartou a possibilidade de ser de outro empreendimento, inclusive, de uma usina de álcool do Estado de São Paulo, embora essahipótese esteja mais descartada.
 
Segundo o secretário e presidente do Imasul, uma das hipóteses levantada é de ter havido uma combustão incompleta de algum metal utilizado, o que pode ter provocado a liberação de gases que causaram o mau cheiro e incomodo a população. Menezes garantiu que, certamente, uma resposta será dada a população.