Um pescador foi preso e multado pela Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas por usar redes de pesca no Rio Verde. A prisão ocorreu durante operação Carnaval, nesta segunda-feira (3), no município de Água Clara.
O infrator foi surpreendido, pelos policiais, usando equipamentos ilegais para pesca em região próxima à Cachoeira Branca. O homem armava os petrechos no momento em que foi detido, assim não tendo tempo para capturar peixes. Com ele foram apreendidas duas redes de pesca, um motor de popa e um barco de alumínio.
O pescador, residente em Água Clara, foi autuado e multado em R$ 2.500. Ele também responderá por crime ambiental, que prevê pena de um a três anos de detenção.
Operação Carnaval
Os trabalhos preventivos estão sendo executados durante a operação Carnaval e são fundamentais para a retirada de equipamentos que eliminam os cardumes. A grande vantagem da fiscalização preventiva é dissuadir às pessoas da prática de pesca ilegal e prender os que insistem em desrespeitar a lei, antes de capturarem grandes quantidades de pescado.
Legislação de pesca
– Peixes com pesca proibida (crime – captura, transporte, industrialização e armazenamento)
Dourado(Salminus brasiliensis)
Piracanjuba ou bracanjuba (Brycon orbignyanus)
– Cota para captura (Observação – Cota reduzida para este ano)
Para este ano a cota de pescado é de 5 kg mais um exemplar de qualquer peso, desde que não seja do tamanho inferior ao permitido e cinco exemplares de piranha.
Confira mais sobre as regras de pesca no Estado na Cartilha do Pescador.