A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) teve a melhor pontuação na área de Pesquisa na avaliação do Ranking Universitário Folha 2015 (RUF), entre as universidades estaduais do Centro-Oeste.
No quesito Pesquisa, o Ranking tem várias exigências e na maioria delas a UEMS teve a melhor nota: total de publicações, total de citações, citações de artigo, publicação por docente, citações por docente, publicações em revistas nacionais e bolsista CNPq.
De acordo com o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Laércio Alves de Carvalho, a UEMS investe em 95 grupos de pesquisas, divididos em oito áreas do conhecimento, com 259 bolsistas de iniciação científica, e parcerias com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes); a Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul (Fundect/Capes) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
O reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, enfatiza que a pesquisa e a pós-graduação sempre foram encarados como fundamentais para o amadurecimento da UEMS enquanto Universidade. “É justamente nestas áreas que nós deixamos claro nosso potencial gerador de conhecimento de ponta, nossa capacidade de produzir tecnologias, reflexões e inovações capazes de promover intensas transformações em todas as áreas em que atuamos”, diz o reitor.
O RUF (Ranking Universitário Folha) é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. No ranking de cursos é possível encontrar a avaliação da universidades e de cada um dos 40 cursos de graduação com mais ingressantes no Brasil.