No próximo domingo, os petistas vão escolher os representes do novo diretório municipal, estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores. Em Três Lagoas,quatro chapas disputam a direção do PT local. Entretanto, apenas três chapas têm candidatos a presidente. Concorrem ao cargo, o fisioterapeuta, Antônio Carlos Modesto, Jordane Menezes Neves, funcionário da Justiça Estadual, lotado no Fórum de Três Lagoas, e Cristiane Lopes, diretora da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer do município.
Três Lagoas
Petistas definem novo diretório do PT no domingo
Petistas vão escolher os representes do novo diretório municipal, estadual e nacional do Partido dos Trabalhadores
A chapa liderada pelo atual presidente do partido, Nivaldo dos Reis, não tem candidato a presidente e vai apoiar a candidatura de Antônio Carlos Modesto, que lidera uma das tendências do partido denominada de Articulação de Esquerda. Nivaldo lidera a corrente Construindo um Novo Brasil. As chapas encabeçadas por Jordane e Cristiane são ligadas ao Movimento PT.
Segundo o atual presidente do diretório do PT, Nivaldo dos Reis, em Três Lagoas, o processo está tranquilo, e aproximadamente 770 filiados estão aptos a votar. A eleição vai acontecer das 8 às 17 h, na sede do diretório, localizada na rua Alfredo Justino, nº 660, no bairro Interlagos. Para votar é necessário que o filiado apresente um documento com fotografia.
CANDIDATOS
Encabeçando achapa de nº 620“Nossa Utopia não está à venda”, Antônio Carlos Modesto, candidato a presidente com o n° 520, tem como proposta : respeitar e fazer cumprir as decisões partidárias. Destacou que o episódio ocorrido no ano passado em que um grupo do diretório do partido desrespeitou a decisão coletiva do PT e abandonou a candidatura de JoãoJuveniz, vice-prefeito na chapa encabeçada pelo então candidato a prefeito, Ângelo Guerreiro.
Ainda como proposta, Modesto, destacou que pretende dar continuidade e aprofundar o processo de formação política do PT, com cursos específicos para os filiados; apoiar os governos de Dilma Rousseff e do futuro governador do Estado pelo PT, porém sem abrir mão de fazer críticas sempre que necessárias. Reatar os laços com os movimentos sociais da cidade, entre outras propostas. Modesto, assim como Nivaldo são da corrente Construindo um Novo Brasil (CNB), e conta com o apoio do ex-governador Zeca do PT, Paulo Duarte, Pedro Kemp, entre outros.
CRISTIANE
Encabeçando a chapa de nº 600 “Novo tempo para Três Lagoas”, Cristiane Lopes, candidata a presidência do PT com o número 500, pertence ao grupo do senador Delcídio do Amaral e os dois vereadores do partido em Três Lagoas. Ela disse que sua candidatura foi uma escolha do grupo, o qual optou por um nome novo e sem rejeição. “O grupo achou interessante também porque o país é governado pela presidente Dilma, e se eu for eleita, serei a primeira mulher a presidir o partido em Três lagoas”, comentou.
Cristiane disse que tem como proposta unir o PT que está rachado desde a última eleição e conseguir filiar mais pessoas ao partido. “Queremos fazer um PT em que o filiado tenha vontade de ir até a sede partido, bater um papo, ou seja, que tenha interesse em participar, não apenas em época de eleição. A nossa ideia é trazer o filiado novamente para fortalecermos o partido e elegermos a presidente Dilma, o senador Delcídio do Amaral ao governo do Estado e fazermos um deputado por Três Lagoas”, frisou. Ela discorda de que o PT se vendeu nas eleições passadas. Segundo ela, simplesmente um grupo não concordava com a candidatura de Guerreiro a prefeito da cidade.
JORDANI
Encabeçando a chapa de nº 650 “Partido para todos na luta”, Jordani Menezes Neves, candidato a presidência do partido com o nº 550, é da opinião que o PT não está rachado. Segundo ele, está faltando diálogo dentro do PT, e o presidente do diretório tem um papel fundamental para conduzir o partido de maneira coesa. “As divergências dentro do PT são normais, o importante é que no final o partido caminhe junto, unido”, frisou.
Dentro de suas propostas, está a de conversar mais com os filiados e fazer com que eles se aproximem mais do partido. “Queremos trazer também aquelas pessoas que são simpatizantes do PT. O que está faltando no PT de Três Lagoas, é comando”, destacou. Jordani conta com o apoio do deputado federal Antônio Carlos Biffi, do senador Delcídio, do deputado estadual Amarildo Cruz, entre outros.
Já o atual presidente do partido, Nivaldo dos Reis, está na chapa de nº 680 e apoia o candidato à presidente Modesto.