O governador André Puccinelli entregará para representantes da Petrobras, na próxima terça-feira, às 10h, a licença prévia da fábrica de fertilizantes de Três Lagoas.
A licença prévia é uma das etapas obrigatórias para permitir a implantação da unidade fabril. O licenciamento demonstra que a área possui viabilidade ambiental e que a localidade comporta o projeto industrial. Em agosto, a prefeita Márcia Moura esteve em Campo Grande para assinar a sessão de área para instalação da indústria, na presença de Puccinelli e de diretores da estatal.
A fábrica, que será instalada em uma área de 556 hectares na MS-395, na saída de Três Lagoas para Brasilândia, será a maior de nitrogenados do Brasil, produzindo diariamente 2.200 toneladas de amônia e 3.600 de uréia granulada. Com a conclusão da obra no segundo semestre de 2014, serão gerados 5.000 empregos.
Para aprovação da licença, uma avaliação técnica é feita levando em conta fatores ambientais como a disponibilidade de água e locais apropriados para sistema de lançamento de efluentes.
A partir da obtenção da licença prévia, o empreendedor fica autorizado a começar a execução de estudos para a próxima etapa, a solicitação da Licença de Instalação.
O fertilizante é um dos principais insumos para o crescimento e melhoria da produtividade agrícola nacional. O Brasil importa cerca de 70% do fertilizante que consome.