A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (22) em Dourados, a operação “Corte na tangente”, cumprindo sete mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva, em Nova Alvorada do Sul.
De acordo com as informações divulgadas pela PF, o objetivo é atingir líderes de organização criminosa que atuam na prática de crimes de contrabando e descaminho (não pagamento de imposto). Mercadorias adquiridas no Paraguai eram enviadas a grandes centros consumidores, principalmente, no estado de São Paulo.
As investigações apontam que, além do fluxo intenso dos produtos ilegais, pessoas eram atraídas a participarem do contrabando, desde a compra até a venda das mercadorias.
A polícia constatou, ainda, que o principal líder da organização criminosa movimentava contas bancárias de terceiros para ocultar patrimônios. O grande fluxou financeiro levou a Justiça Federal de Dourados a bloquear R$3,1 milhões de contas bancárias, além de móveis e imóveis dos investigados.
A operação foi denominada “Corte na tangente” em alusão ao apelido do alvo líder do grupo criminoso e o objetivo de afastá-lo permanentemente da organização criminosa.