Ao menos sete pescadores foram presos pela Polícia Militar Ambiental de Três Lagoas durante o período da Piracema, em Mato Grosso do Sul. As fiscalizações nos rios seguem até este domingo, 28, quando o período proibitivo de pesca termina. A maioria dos flagrantes foi registrada no Rio Paraná. Ao todo, 22 pessoas foram flagradas pelos policiais pescando de forma ilegal entre os meses de novembro e fevereiro, no estado.
De acordo com o balanço parcial divulgado pela PMA, foram aplicadas 69,2 mil multas por pesca proibida e 454 quilos de peixes apreendidos. Fiscais da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema) também emitiram 30 autos de infração contra pescadores pegos com pescado irregular.
Além disso, foram apreendidos 311 anzóis de galho e 10 tarrafas, materiais utilizados ilegalmente pelos pescadores. Conforme a PMA, todos os rios estão com a pesca proibida, com exceção para a calha do Rio Paraguai, onde a pesca esportiva (pesque e solte) está liberada para os pescadores.
Mesmo nessa modalidade, é preciso respeitar algumas regras de pesca, como o tamanho das espécies capturadas e os petrechos utilizados na modalidade. Segundo a PMA, os petrechos de pesca permitidos são anzol e carretilha.
Flagrantes
Um dos casos ocorreu no mês de fevereiro, quando um paulista, de 28 anos, foi preso pelos policiais às margens do Rio Paraná. Ele é morador de Paulicéia (SP) e, de acordo com a PMA, já havia pescado três peixes da espécie tucunaré, pesando três quilos juntos.
O pescado foi apreendido, como também um barco, um motor de popa e dois molinetes com varas.
Outros dois três-lagoenses foram flagrados no bairro Jupiá, à margem do rio Paraná, com redes, tarrafas de pesca, dois barcos e equipamentos para pesca subaquática (roupas de mergulho, máscaras e arpões).
Com um dos suspeitos, morador do bairro Vila Piloto, foram apreendidos um motor de popa, um barco, um remo, uma roupa de mergulho, um par de nadadeiras, uma máscara e dois tarrafões (petrechos proibidos). Já com o segundo infrator, do bairro Vila Alegre em Três Lagoas foram apreendidos: um motor de popa, um barco, um remo, um arpão, uma roupa de mergulho, um par de nadadeiras e uma fisga e uma rede de pesca (petrechos proibidos).