A Secretaria Municipal de Meio Ambiente vai providenciar a instalação de placas alertando a população para não se aproximar dos animais na Lagoa Maior, como vem ocorrendo com freqüência, principalmente em relação aos jacarés.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna, a retirada ou não dos animais do local, só será definida após o georreferenciamento dessas áreas e, conseqüentemente depois da elaboração do Plano de Manejo. No entanto, ações emergenciais, como a retirada dos jacarés, em especial o do papo amarelo, podem ser feitas antes da elaboração desse plano.
O promotor de justiça do Meio Ambiente, Antônio Carlos Garcia de Oliveira, já havia declarado que é favorável a retirada de todos os jacarés da Lagoa. Em relação às capivaras, disse que poderia haver uma diminuição da quantidade existente no local.
No último domingo um jacaré atacou um cachorro na Lagoa Maior. Segundo o dono do animal, Hélio Linhares dos Santos, ele estava com alguns amigos tomando tereré nas proximidades da biblioteca municipal, quando o cachorro acabou indo na lagoa tomar água, quando foi atacado pelo jacaré.