Veículos de Comunicação

Três Lagoas

PM lançará operação para o Carnaval 2009

Comando da PM pretende colocar mais de 100 policiais militares dentro do Parque de Exposições

Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Washington Geraldo de Oliveira -
Comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, Washington Geraldo de Oliveira -

Cerca de 120 policiais militares deverão fazer a segurança dos foliões no Parque de Exposições, onde acontecerá o Carnafolia 2009. Conforme o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, o tenente-coronel, Washington Geraldo de Oliveira, toda a operação para o Carnaval já foi montada e deverá ser colocada em prática a partir do dia 20.
Ele explica que a ação prevê a destinação do maior número de policiais militares para o recinto, onde acontecerá o evento aberto ao público, mas, sem deixar o policiamento preventivo e ostensivo no restante da Cidade de lado. Neste ano, não será necessário a vinda de reforços de Campo Grande para o Município. Para isto, os alunos do curso de formação de soldados e alguns policiais do setor administrativo deverão reforçar o efetivo nas ruas.
Os reforços, desta vez, foram destinados aos pelotões que fazem parte do 2º Batalhão. No carnaval, os municípios de Brasilândia, Água Clara, Santa Rita do Pardo e Selvíria deverão receber em torno de 20 policiais militares cada. “Contanto que há também a segurança nos distritos, como o de Debrasa, e outros pontos, o efetivo enviado pela Capital deve chegar a uma média de 50 a 60 policiais”, completa o comandante.

AÇÕES

Geraldo explica que a operação de Carnaval será divida, basicamente, em duas etapas. A primeira acontece antes de iniciar a festa dos foliões. “Nosso objetivo é, antes mesmo de iniciar a festa, fazer ‘um limpa’ de dentro para fora da Cidade. Promover ações preventivas e ostensivas nos bairros até chegar à área central, um tipo de ação desenvolvida há algum tempo. Já dentro do recinto, o objetivo da PM será coibir qualquer eventualidade que possa prejudicar a noite da população”.
O comandante explica também que as ações no combate às drogas também deverá ganhar força neste carnaval. “Este tipo de ação é continua, mas deveremos dar uma priorizada neste período”, disse. O transito será outra prioridade dos militares para este Carnaval.

OPERAÇÃO CIDADANIA

Já nesta semana, o 2º BPM deverá retomar a Operação Cidadania no Município. A ação, segundo o oficial, é bastante semelhante à Operação Felicidades, desenvolvida no período de festas de Natal e Ano Novo e que trouxe resultados positivos à corporação. A operação consiste no empenho do policiamento a pé em pontos estratégicos do comércio. “Este policiamento será feito pelos alunos em formação, permitindo que a maioria das viaturas fique livre para o policiamento nos bairros e outras operações. Além, é claro, de aumentar a ação de presença da PM e a sensação de segurança à população”, disse. Com os alunos, o comandante pretende deixar de uma a duas viaturas para dar apoio em casos de prisões e etc.
A previsão é que a população sinta a volta do policiamento no comércio no final desta semana. (R.P.)