A Polícia Militar de Três Lagoas irá reforçar o policiamento nos locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A prova será neste fim de semana, sábado e domingo, e será aplicada em pelo menos cinco locais diferentes.
De acordo com o subcomandante da PM, major Élcio Almeida, serão aproximadamente 30 policiais militares envolvidos na operação, que se inicia com a escolta das provas da sede dos Correios e Telégrafos até as escolas. “Teremos uma equipe somente para este trabalho de escoltar as provas. No término do exame, essa mesma equipe passará para escoltar as provas até os Correios novamente”, destacou.
Além da escolta, a Polícia Militar também fará a segurança nos locais de prova com mais de 500 alunos. Nesses pontos, entre eles o subcomandante, citou a Faculdade Aems e a escola estadual Dom Aquino Corrêa, haverá dois policiais para garantir a segurança na parte externa e interna. “É semelhante a uma eleição. O policial militar fica no local somente para apoio. Ele não interfere em nada na aplicação da prova e fica no local para garantir a segurança tanto dos alunos, quanto dos profissionais que aplicam o exame”, destacou.
&saiba Outras equipes farão rondas pelas áreas onde há locais de prova, cerca de cinco em Três Lagoas.
Almeida explicou que os dias de prova do Enem são tranquilos. O máximo que se encontra são estudantes um pouco exaltados em decorrência de atrasos, ou perda de horário. “Sempre tem aquele estudante que confunde o horário, ou chega atrasado e fica nervoso por não conseguir entrar. Mas, nunca foi registrado nada grave. Em nenhum caso, houve a necessidade de encaminhar alguém para uma delegacia, por exemplo. É sempre muito tranquilo, e acreditamos que nesta edição também será”.
HORÁRIO
Para evitar esse desconforto de perder a prova, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) orienta que o candidato fique atento aos horários de prova. Os horários variam de estado por estado, em decorrência do horário de verão.
Em Mato Grosso do Sul, os portões serão fechados às 12h. Por isso, orienta-se que saia de casa com antecedência e, na véspera da prova, faça o trajeto do local da prova, para não ter que ficar procurando o local na hora.