Desde do meio-dia de quinta-feira, 28 de outubro, a PMA (Policia Militar Ambiental), deflagrou a operação Dia de Finados em todos os rios de Mato Grosso do Sul.
Conforme a PMA, os meses de setembro e outubro são os mais preocupantes relativamente à fiscalização de pesca, pois vários cardumes já se encontram formados.
Por esta razão, a quantidade de turistas e pescadores se intensificam, exatamente, em razão da facilidade de captura do pescado neste período, aproveitando ainda os feriados prolongados. Serão empregados 280 homens na fiscalização com foco especial às atividades que envolvem recursos pesqueiros, tanto em rios, como em estabelecimentos que comercializam o pescado.
Apesar de o foco ser a pesca, com 140 policiais trabalhando praticamente exclusivo na fiscalização preventiva e repressiva à pesca predatória, todas as 26 subunidades farão o atendimento de denúncias e a fiscalização preventiva de desmatamentos, exploração ilegal de madeira, incêndios, às carvoarias ilegais e ao transporte de carvão e de outros produtos florestais.