Uma ação de fiscalização da Polícia Militar Ambiental (PMA) resultou na autuação de um homem, de 37 anos, por pesca predatória e a captura de espécies de peixes acima do permitido por lei, no final da manhã deste sábado (24), no Rio Paraná, próximo à usina hidroelétrica, no bairro de Jupiá, em Três Lagoas.
A equipe da PMA avistou uma pessoa realizando a pesca subaquática com a utilização de arpão. Segundo os militares, devido não possuir autorização dos órgão competente para tal pesca, o pescador, ao submergir e ver os militares, teria dispensado o arpão e os peixes, entrado na embarcação e tentado fugir.
Foi feito um acompanhamento até a prainha do Jupiá, mas o pescador teria retornado para o leito do rio. Durante a tentativa de abordagem ao pescador, outros colegas de pesca teriam tentado impedir a aproximação da lancha da PMA, causando uma certa tensão no local.
Um desses pescadores, de 44 anos, teria sido identificado pelos policiais militares ambientais e foi denunciado na Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário (Depac), por obstrução à justiça ou o livre exercício de agentes públicos.
O caso foi registrado pelos militares da 3ª Companhia de Policiamento Ambiental do Segundo Batalhão de Polícia Militar, e será investigado pela 2ª Delegacia de Polícia Civil.