Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Polícia Civil de Três Lagoas prende 17 em operação

Ação desencadeada pela Polícia Civil em comemoração aos 205 anos da instituição

Operação mobilizou 21 investigadores e seis delegados no município -
Operação mobilizou 21 investigadores e seis delegados no município -

Dezessete adultos e dois adolescentes foram detidos pela Polícia Civil durante a operação PC-27, desencadeada em Três Lagoas nesta quinta-feira. A ação, desencadeada em todo o país, teve como objetivo comemorar o aniversário de 205 anos da instituição no Brasil – a Polícia Civil foi fundada em 10 de maio de 1808, no Rio de Janeiro.

De acordo com o delegado Regional, Vitor José Fernandes Lopes, em Três Lagoas a operação teve como objetivo o cumprimento de diversos mandados de prisão e busca e apreensão em toda a cidade, além do combate ao crime de modo geral. “Essa operação segue uma determinação da chefia das Polícias Civis de todo o Brasil. Por isso, o nome PC-27, ou seja, Polícia Civil em 27 estados”, explicou.


Ao todo, a ação, que teve início às 6h e não tinha sido encerrada até o fim da tarde de ontem, contou com a participação de 21 investigadores, coordenados por seis delegados de polícia do município.  As equipes foram divididas em seis e percorreram quase toda a cidade.  Entre os presos na operação, estavam traficantes, responsáveis pelo jogo do bicho no município, contraventores e pessoas procuradas pela Justiça.


O delegado explicou que, em um balanço preliminar, até às 16h de ontem, os policiais civis haviam cumprido nove mandados de busca e apreensão e cinco mandados de prisão. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante por porte ilegal de arma e outros três por contravenção penal – envolvidos com o jogo do bicho. 


“O objetivo dessa operação foi retirar de circulação o maior número de criminosos e contraventores possível”, completou. Para isso, a 1ª Delegacia de Polícia foi transformada em um tipo de central da operação. Todos os detidos foram encaminhados para a sede da delegacia, onde delegados e escrivães estavam reunidos para coletar os depoimentos.
Entre os detidos, estava um dependente químico com mais de 70 passagens pela polícia, a maioria delas por furto. O rapaz, que foi flagrado comprando drogas de um traficante, na região do Jardim Dourado, completou 18 anos há três meses e havia deixado a prisão a menos de um mês.  Um outro foi preso em flagrante por tráfico de drogas.


Além disso, a Polícia Civil conseguiu elucidar dois crimes de homicídio ocorridos neste ano. A princípio, duas pessoas, uma delas um adolescente, foram detidas.  De acordo com Lopes, a Polícia Civil ingressou, ainda ontem, com mandados de prisão contra os dois suspeitos.


APREENSÕES
A operação resultou ainda na apreensão de duas armas de fogo calibre 38, ambas com a numeração raspada; aproximadamente 20 munições; quantidade em dinheiro ainda não contabilizada; 20 gramas de crack; objetos eletroeletrônicos que podem ser frutos de furtos e também computadores, utilizados pelos suspeitos de envolvimento com o jogo do bicho. O balanço oficial, porém, deve ser apresentado nesta sexta-feira, já que, até o fechamento desta edição, a Polícia Civil não descartava a possibilidade de realizar uma nova etapa da operação à noite. 


ESTADO
Segundo balanço parcial divulgado pela Polícia Civil, em todo o Mato Grosso do Sul foram cumpridos 110 mandados de busca e apreensão e 192 mandados de prisão. A ação também resultou na prisão de 128 pessoas em flagrante e apreensão de nove adolescentes.


Até às 16h de ontem, também haviam sido apreendidas 24 armas de fogo, 227 quilos de drogas (maconha, cocaína e crack) e 31 veículos. No Estado, a ação contou com a participação de 108 delegados e 455 agentes de polícia.