A Polícia Civil e a Polícia Militar deflagraram, na manhã desta segunda-feira (9), a operação “Mão de Ferro”, para combater crimes de receptação cometidos por alguns estabelecimentos, como ferro-velho, que acabam comprando cobres e alumínio furtados, em Três Lagoas. A ação da Polícia Civil contou com 26 policiais civis, sendo 15 agentes da 1ª Delegacia e do Setor de Investigações Gerais (SIG), além de nove militares do 2º Batalhão da PM. As equipes realizaram a fiscalização em diversos pontos da cidade, que compram produtos metálicos e ferrosos usados. Toda a ação foi acompanhada por fiscais municipais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente.
Dois homens foram levados para a 1ª Delegacia de Polícia Civil após os policiais encontrarem produtos de origem duvidosa e sem comprovação de licitude em seus comércios onde funcionava de forma clandestina, como pontos de compra e venda de ferro velho. O primeiro foi no bairro Jardim Oiti, onde foram encontrados 12 kg de cobre e alumínio sem a devida origem comprovada, além do local não ter a devida autorização da prefeitura para funcionar, caracterizando uma infração ao código de posturas e politicas públicas do município. O comerciante prestou depoimento e foi liberado para responder em liberdade pelos crimes de receptação e exercício ilegal da profissão ou atividade.
Já no bairro Interlagos, a Polícia Civil, Polícia Militar e fiscais da prefeitura encerraram a atividade de outro ponto onde funcionava um ferro velho. O local não estaria de acordo com as normas municipais e tal estabelecimento teve suas atividades supensas e o responsável também foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, onde foi autuado por exercício ilegal da profissão ou atividade.
A Polícia Civil informou por meio de nota que as investigações continuam e que vários pontos de compra e venda de “ferro velho”, irregulares e os pontos de coleta e reciclagem de materiais duráveis, foram fiscalizados durante a manhã desta segunda-feira e outras ainda serão visitados durante todo o dia e semana. Já que vários pontos acabam recebendo matérias de vários tipos de pessoas diariamente.
A ação conjunta pode ganhar força com a ajuda da população denunciando para o telefone 190 da Polícia Militar, ou para o SIG/TL (Seção de Investigações Gerais de Três Lagoas/MS) solicita a colaboração e apoio de toda população três-lagoense, com informações sobre a prática de crimes e localização de indivíduos foragidos da Justiça, sendo que as denúncias poderão ser realizadas através dos telefones (67) 3929-1173 ou (67) 99226-8210 (WhatsApp). O sigilo e anonimato são assegurados.