A Polícia Federal em Três Lagoas deflagrou na manhã desta quinta-feira, 10, a Operação Pêndulo que investiga organização criminosa dedicada ao tráfico de drogas na região de Três Lagoas, com ramificações em várias cidades do Mato Grosso do Sul.
Cerca de 72 policiais federais estão cumprindo 12 mandados de prisão, cinco mandados de condução coercitiva e 14 mandados de busca e apreensão expedidos pela 3ª Vara Criminal de Três Lagoas. Os investigados são acusados de tráfico e de associação para o tráfico de drogas.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Três Lagoas, Brasilândia, Coronel Sapucaia e Ponta Porã, todas no estado do Mato Grosso do Sul.
Desde o início das investigações, em março deste ano, mais de cinco toneladas de maconha, 18 veículos, arma de fogo e 70 munições foram apreendidas em cinco flagrantes ocorridos em cidades e datas distintas.
Os presos serão conduzidos para a Delegacia da PF em Três Lagoas, onde serão ouvidos e mantidos sob custódia. Todos ficarão presos à disposição da Justiça Estadual.
O nome da operação faz alusão à logística adotada pelo grupo criminoso, que atuava recebendo carregamentos de entorpecentes e enviando veículos como pagamento, simulando um movimento pendular.