A Policia Militar realizou a operação “Bairro Seguro”, na noite desta quinta-feira (28), após moradores reclamarem da onda de furtos no bairro Vila Piloto, em Três Lagoas.
Em menos de um mês, mais de quatro casas tiveram registros oficiais de furtos. Outros locais violados por ladrões nem chegaram a ser registrados pelas vítimas, devido à população acreditar que os suspeitos dificilmente sejam responsabilizados.
Em resposta as reclamações dos moradores que sofrem com a onda de furtos, o 2º Batalhão de Polícia Militar realizou a operação “Bairro Seguro”, visando combater não apenas os furtos, mas também a venda de substâncias entorpecentes e delitos relacionados, como o consumo de drogas em locais públicos, infrações de trânsito e a verificação da documentação de indivíduos, incluindo a pesquisa de mandados de prisão.
A Polícia Militar não divulgou se houve prisões ou apreensões de itens ilícitos durante a operação.
Os furtos e invasões de residências em Três Lagoas têm aumentado, principalmente devido ao fato de muitos suspeitos serem dependentes de drogas e aproveitarem as penas mais leves para furtos. Eles trocam os itens furtados por crack em pontos de venda de entorpecentes, conhecidos como "boca de fumo", dentro do próprio bairro, o que contribui para a manutenção dos elevados índices de furtos.