Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Policiais militares ambientais participam de curso prático no Rio Sucuriú

Treinamento aconteceu nesta semana em Três Lagoas

 - Reprodução TVC
- Reprodução TVC

Trinta e dois policiais militares ambientais dos pelotões das cidades de Três Lagoas, Cassilândia, Aparecida do Taboado e Bataguassu participaram nesta sexta-feira, 9, do curso de nivelamento da PMA, que abrange a parte teórica e prática. Foram três dias de curso incluindo o treinamento prático realizado na Marina JS, às margens do rio Sucuriú. O objetivo do treinamento era de atualizar os militares quanto à legislação teórica, feito em dois dias, e o prático realizado no último.

O tenente Anderson Ortiz, comandante da PMA de Coxim, foi o instrutor responsável pela turma. “Esse treinamento é para aprimorar algumas técnicas no barco e na água em caso de alguma fatalidade na embarcação”, explica. O treinamento visa, ainda, aperfeiçoar a prática do nado utilitário. “O militar deve se ambientar com a água, com o uso do colete salva-vidas”, finaliza.

Aos policiais foram repassadas diversas técnicas para o bom desempenho da função e para garantir a própria segurança. “Felizmente nós estamos em uma situação pacífica hoje, mas os rios atualmente tem se tornado uma via para o tráfego de drogas e de armas no Estado, por isso esse tipo de treinamento é tão importante”, explica o tenente Ortiz.

De acordo com o major Carlos Magno, chefe da seção das operações da PMA do Mato Grosso do Sul, o curso em Três Lagoas teve um grande aproveitamento. “O exercício prático no rio é de extrema importância considerando que a PMA é a única força do Estado que patrulha os rios”, destaca.

Conforme o tenente, outros cursos de capacitação acontecem ao longo do ano.