A ponte rodoviária, em construção sobre o rio Paraná, que interligará os municípios de Três Lagoas ao de Castilho (SP), será inaugurada apenas em abril do ano que vem, segundo informou ao Jornal do Povo, o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit), Milton Rocha Marinho.
A previsão era de ponte seria entregue em abril deste ano, depois o prazo se estendeu para dezembro e, agora, a nova data para a inauguração da ponte está prevista para abril de 2015. Segundo Marinho, a estrutura da ponte deverá estar concluída em dezembro deste ano, entretanto, as vias de acesso à ponte somente ficarão prontas no próximo ano. O atraso decorre de readequação do projeto para a construção dos acessos. “O projeto era de 1.999 e já estava arcaico. Antes estava prevista a construção de uma pista simples, mas tivemos que alterar o projeto de geometria da rodovia para que uma pista mais larga fosse construída”, esclareceu Marinho.
Ainda de acordo com o engenheiro do Dnit, caso não houvesse uma alteração no projeto para atender a nova realidade de Três Lagoas, haveria congestionamento de veículos sobre a ponte, assim como ocorre sobre a barragem da Usina Hidrelétrica Souza Dias, em Jupiá. “Tivemos que mexer no projeto para atender a demanda de veículos que vão passar sobre a ponte, inclusive, veículos pesados. Também houve a necessidade de se alterar o projeto em relação à rotatória de acesso à ponte”, ressaltou.
Além da alteração no projeto dos acessos, Marinho disse que as obras atrasaram nove meses devido uma decisão da Justiça Federal, que bloqueou em setembro do ano passado, o repasse de quase R$ 27 milhões do Dnit à Construtora A. Gaspar S/A, responsável pela construção da ponte. O dinheiro foi liberado no começo deste ano, mas enquanto não era liberado, a empreiteira teve que tocar as obras com os recursos que tinha disponível, o que acabou por comprometer o andamento dos serviços. Marinho informou que ficou comprovado que não houve nenhum superfaturamento nessa obra.
As obras de construção da ponte sobre o rio Paraná, com 1.344 metros de extensão e 6.648 metros de acessos, foram iniciadas em junho de 2012 e está orçada em R$ 113 milhões. O empreendimento vai absorver o trânsito entre os estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo, com duas faixas de tráfego, além de acostamento e passarela para pedestres. Pelo lado de São Paulo, o acesso vai partir da rotatória de início da rodovia Marechal Rondon e, por Três Lagoas, deve começar na rotatória próxima à antiga delegacia da Polícia Rodoviária Federal, no início da BR-262.