Veículos de Comunicação

Higiene

População descarta lixo em rua do bairro Alto da Boa Vista

O ato pode ser enquadrado como crime ambiental

O ato pode ser enquadrado como crime ambiental - Reprodução TVC
O ato pode ser enquadrado como crime ambiental - Reprodução TVC

Populares têm jogado lixo na rua no bairro Alto da Boa Vista, em um cruzamento da rua Urias Ribeiro (antiga estrada boiadeira), há duas quadras do Colégio Objetivo. Mesmo com a lixeira pública e comunitária, além de jogar resíduos fora da lixeira, tem de tudo na rua, restos de comida, animais mortos, móveis velhos. Os resíduos ocupam boa parte desta rua e causam mau cheiro para os moradores da região.

A secretaria municipal de Meio Ambiente alerta que o descarte deve ser feito em local adequado. como é o caso do lixo doméstico que deve ser feito adequadamente em sacos plásticos e deixado para a coleta, conforme os dias de atendimento em cada região.

Já os entulhos de construção, galhadas de árvores ou móveis devem ser levados ao local conhecido por “Buracão do Jupiá”, que fica na rua Egídio Thomé, próximo ao Centro de Controle de Zoonoses.

O “Buracão do Jupiá” recebe resíduos volumosos (não coletados pela coleta convencional) gratuitamente e funciona de segunda à sábado das 7h às 16h30.

Além da colaboração com o descarte correto do lixo, a secretaria pede o apoio da população com a realização de denúncias, onde é mantido o sigilo do denunciante. A denúncia é um importante instrumento para a identificação e punição dos infratores. O telefone para denúncias é o 3929-1852.

A multa prevista no código de posturas municipal é de 200 UFIM’s (Unidade Fiscal Municipal), aproximadamente R$ 916. Dependendo do tipo de lixo, a quantidade ou o dano que o material pode causar ao meio ambiente, o ato poderá ser enquadrado como crime ambiental, de acordo com a Lei Federal nº 9.605, de 1998, cuja multa mínima é de R$ 5 mil, podendo a pessoa até ser presa em flagrante.