Veículos de Comunicação

Três Lagoas

População deve procurar vacina contra gripe nas Unidades de Saúde

Campanha de Vacinação do Ministério da Saúde continua até próxima sexta-feira

A Prefeitura de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, da Secretaria Municipal de Saúde, continua participando da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe e convoca população a procurar as Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe começou no dia 15 e deverá estender-se até à próxima sexta-feira (26) em todas as Unidades Básicas de Saúde (Postos dos Bairros), incluindo o posto de vacinação do Setor de Imunização, no Centro de Especialidades Médicas (CEM), no horário de atendimento, ou seja, das 7h às 11h e das 13h às 17h.


Apesar de Três Lagoas também ter participado, no sábado (20), do Dia de Mobilização Nacional de Vacinação contra a Gripe, colocando à disposição da população mais quatro equipes móveis de aplicação da vacina e iniciada a imunização no dia 15, data estabelecida pelo Ministério da Saúde, a meta a ser atingida ainda não foi alcançada.

METAS
Infelizmente, das 16.421 vacinas disponíveis para a população de Três Lagoas, apenas pouco mais de 5 mil foram aplicadas, o equivalente a 30,48% da meta de imunização contra a gripe, estabelecida pelo Ministério da Saúde.


Como consta no Relatório divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde de Três Lagoas, por meio do Setor de Imunização, as coberturas vacinais já atingidas, incluindo o chamado Dia D, no sábado (20), foram as seguintes: em crianças de seis meses a dois anos de idade, foram aplicadas 763 doses, o correspondente a 28,75% do total estimado, que é de 2.654; dos 1.816 trabalhadores de Saúde, apenas 565 foram vacinados, o equivalente a 31,11% do total; das gestantes (1.327) que devem ser imunizadas contra a gripe, 350 delas foram vacinadas; entre as mulheres puérpuras, ou seja, que recentemente (há 45 dias) deram à luz (218), apenas 60 foram vacinadas; e entre os idosos, onde se estima imunizar uma população de 10.406 pessoas com 60 anos ou mais, 3.266 já compareceram a uma Unidade de Saúde para receber a vacina contra a gripe, o que corresponde a 31,39% do total estimado.


A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é que sejam imunizados 80% das pessoas de cada Grupo Prioritário.

GRUPO PRIORITÁRIO
Para este ano, o grupo prioritário de vacinação, estabelecido pelo Ministério da Saúde, compreende as seguintes pessoas: crianças de 6 meses a 2 anos de idade; gestantes, independente da idade gestacional (meses de gravidez); mulheres no período puerpério, até 45 dias após o parto; pessoas com 60 anos de idade ou mais; trabalhadores da Saúde que atuam nos serviços de referência para Influenza; população privada de liberdade (população prisional); e, neste ano, estendida também a pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições que possam favorecer o surgimento de casos graves da Gripe Influenza.

RECEITA MÉDICA
O Ministério da Saúde, nesta Campanha de 2013, estendeu a vacina a todas as pessoas portadoras de doenças crônicas e outras condições clínicas. No entanto, para garantia do próprio paciente, essas pessoas portadoras de morbidades crônicas deverão apresentar receita médica. A receita pode ser prescrita por médico particular ou da rede pública. (Com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura)