A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) publicou portaria determinando que o trânsito de gado na região Sidrolândia e Dois Irmãos dos Buriti seja acompanhado, obrigatoriamente, por agentes do órgão. A medida, feita em caráter excepcional, foi publicada na edição desta terça-feira (11), no Diário Oficial da União.
Três Lagoas
Portaria restringe trânsito de gado em área de conflito em MS
Iagro acompanhará a movimentação de gado em Dois Irmãos e Sidrolândia
A portaria restringe o trânsito de bovídeos, equídeos e outras espécies, com objetivo de priorizar o "exercício da defesa sanitária animal na região de conflito indígena".
Desde maio, os índios invadiram fazendas em Sidrolândia e uma em Aquidauana. A situação está em suspenso, já que o Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF) cancelou a reintegração de posse determinada pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.
Alguns produtores preferiram não retirar o gado das propriedades e que teriam um acordo com índios para que os animais não sejam abatidos. Outros, retiraram os animais logo que as fazendas foram ocupadas.
A diretora-presidente da agência, Maria Cristina Galvão Carrijo, explicou que a medida é uma forma de garantir a segurança sanitária e recuperar o controle da movimentação de gado.
“É uma área que houve muito movimento, a gente não sabe o que está acontecendo”. O agente que fizer este acompanhamento também poderá emitir a Guia de Trânsito Animal (GTA). Normalmente, o procedimento é feito antes do transporte.
A agência também deve fazer a vacinação do gado na região, mas não divulgou quando os trabalhos serão feitos nas fazendas da região.
Maria Cristina disse que a portaria é de caráter temporário, nos municípios vizinhos de Sidrolândia e Dois Irmãos, até que seja restabelecido o controle da movimentação de gado.