A Polícia Militar vai reforçar a guarda externa no Presídio de Segurança Média de Três Lagoas devido aos boatos de uma possível rebelião prevista para ocorrer na unidade penal no domingo (8), data em que se comemora o Dia das Mães.
O reforço policial foi um pedido do diretor do presídio. De acordo com o subcomandante da Polícia Militar de Três Lagoas, major Adilson Paiva Valente, em datas comemorativas é comum o reforço policial. No entanto, a atenção é redobrada em razão da greve dos agentes penitenciários.
Além disso, neste domingo completa dez anos da última rebelião registrada no Presídio de Segurança Média, quando pessoas foram feitas reféns durante visita aos internos na unidade. Em virtude dessas questões, os internos também estariam descontentes com a suspensão de alguns atendimentos devido à greve dos agentes.
Desde segunda-feira (2), os servidores penitenciários do Estado entraram em greve. Eles não aceitaram o abono salarial oferecido pelo governo estadual.
AGEPEN
O diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário do Mato Grosso do Sul (Agepen), Ailton Stropa Garcia, disse que as visitas estão mantidas em todas as unidades do Estado.
De acordo com o diretor, o serviço de inteligência da Agepen monitora as ameaças e adota "atitudes necessárias" para garantir a ordem nos presídios. “A gerência de inteligência está acompanhando minuto a minuto toda essa situação. Mesmo os agentes não querendo realizar os procedimentos de visita, criaremos mecanismos para que as visitas aconteçam”, frisou.
Nesta quarta-feira representantes da Agepen estiveram na Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul para tratar da greve dos agentes penitenciários, melhorias das condições de trabalho e da visita agendada para o Dia das Mães.