Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Postão fecha para reforma e UPA entra em funcionamento

PA passará por nova reforma e atendimento será transferido para o bairro São Carlos

UPA abre as portas no dia 24 de janeiro -
UPA abre as portas no dia 24 de janeiro -

A partir do dia 23 de janeiro, o prédio do Pronto Atendimento Básico (PA), o Postão, localizado no bairro Colinos, estará fechado para a reforma, que não tem data para ser concluída. Com isso, a partir do dia 24, toda a estrutura do “Postão”, inclusive, os funcionários,serão transferidos para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada na rua Irmãos Spinelli, nº 1855, bairro Parque São Carlos, onde os pacientes serão atendidos.

A UPA foi concluía em 2010 e até hoje não entrou em funcionamento por vários motivos, entre eles, inicialmente, a falta de mobiliários, equipamentos e médicos. Depois, por questões financeiras, já que para manter a unidade funcionando 24 horas, a administração municipal gastará cerca de R$ 600 mil por mês.
 
Entretanto, a secretária municipal de Saúde, Eliane Brilhante, informou que na próxima semana a UPA entra em funcionamento como unidade de porte II, conforme o projeto previsão inicial quando foram liberados  recursos  do Ministério da Saúde para a construção do prédio. Chegou a ser cogitada a possibilidade do prédio da UPA servir para abrigar mais um Pronto Atendimento. Contudo, a secretária garantiu que a unidade entra em funcionamento como UPA- Porte II-, ou seja, vai funcionar como um mini-hospital.
 
A secretária informou que a UPA entra em funcionamento contando com quatro médicos clínicos gerais, sendo que três atenderão a parte ambulatorial e o outro na urgência e emergência. Apesar da portaria do Ministério da Saúde estabelecer que para uma UPA entrar em funcionamento como porte II, é necessário ter médicos pediatras, a unidade será inaugurada sem esses profissionais, já que a administração municipal não conseguiu contratá-los na cidade.
 
Nessa sexta-feira, a prefeita vai dar posse aos candidatos aprovados no concurso realizado em 2012 para o preenchimento de vagas na UPA. De acordo com a secretária, serão convocados cerca de 50 funcionários, embora o concurso tenha aberto vagas para a contratação de mais de 100 servidores. Os demais, de acordo com Eliane, serão convocados conforme as necessidades forem surgindo e arrematou informando,   “ muitos desistiram, porém o concurso tem validade até junho”, comentou.
 
Apesar da administração municipal alegar que o fechamento da UPA vai ocorrer em razão da necessidade de reforma no prédio, o Jornal do Povo apurou que essa pode ter sido uma estratégia para colocar a UPA em funcionamento. Segundo a secretária de Saúde, a intenção da prefeita é que, tão logo a reforma seja concluída, Três Lagoas tenha dois Prontos Atendimentos funcionando.