Veículos de Comunicação

Novembro Azul

Postos de saúde terão atendimento especial

O expediente especial faz parte das ações do cronograma de eventos do setor da Saúde

O expediente especial faz parte das ações do cronograma de eventos do setor da Saúde - Divulgação
O expediente especial faz parte das ações do cronograma de eventos do setor da Saúde - Divulgação

Neste sábado (12), as Uniades de Saúde da Família (USFs) do Jupiá e Vila Piloto estarão abertas, no plantão de atendimento para a campanha “Novembro Azul”. O expediente especial faz parte das ações do cronograma de eventos do setor da Saúde, em alusão ao mês voltado para saúde do homem.

O Novembro Azul tem como objetivo alertar para a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, o mais frequente entre os homens brasileiros.

Serão oferecidos neste sábado diversos serviços gratuitos, como consulta médica, consulta de enfermagem, consulta e avaliação odontológica, planejamento familiar (vasectomia), realização do exame PSA (coleta de sangue), testes rápidos (HIV, Sífilis, Hepatite B e C), aferição de pressão arterial e glicemia, atualização de caderneta de vacinação, avaliação antropométrica, atividade de alongamento e atualização de cadastro e do cartão SUS.

De acordo com a secretaria, durante todo o mês de novembro serão realizadas diversas ações nos postos de saúde voltadas para atender o público masculino. 

PREVENÇÃO

Os especialistas afirmam que a negligência dos homens com a própria saúde faz com que eles tenham uma perspectiva de vida de 7 a 8 anos menor do que as mulheres. 

Por isso, da mesma forma como é feito com as meninas, as famílias devem levar seus filhos a consultas médicas e submetê-los a exames desde a adolescência.

Dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde revelam que, de 2019 a 2021, foram mais de 47 mil óbitos em razão desse tipo de câncer. 

No ano passado, 16.055 homens morreram em consequência da doença, o que corresponde a cerca de 44 mortes por dia.

ALERTA

A Sociedade Brasileira de Urologia recomenda que homens sem sintomas ou sem fatores de risco procurem um médico para avaliação sobre o câncer de próstata a partir dos 50 anos. 

Porém, homens negros ou que tenham um parente de primeiro grau com câncer devem procurar um médico já aos 45 anos.