Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Prédio próprio da Prefeitura de Três Lagoas pode ser construído próximo da 1ª Lagoa

Nesta semana, a administração municipal anunciou que o prédio da prefeitura na Capitão Olyntho Mancini será reformado e devolvido

-
-

Nas metas da administração do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) para o segundo mandato, que termina em 2024, está prevista a construção da sede própria da Prefeitura de Três Lagoas. O prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB), inclusive, já analisa uma área nas proximidades da 1ª Lagoa para construir o complexo administrativo.

Segundo o secretário de Administração, Gilmar Tabone, o prefeito já trabalha no projeto e orçamento de construção do novo Paço Municipal. O local, segundo Tabone, ainda está em análise por Guerreiro, mas a reportagem apurou que deve ser nas proximidades na 1ª Lagoa. “O prefeito tem várias ideias boas, mas ainda está na cabeça dele, mas o projeto já está em andamento para a construção do Paço, seja usando recursos da prefeitura, ou de outra forma que estamos estudando, como uma PPP (Parceria -Público -Privada).

Nesta semana, a administração municipal anunciou que o prédio onde funciona a prefeitura na avenida Capitão Olyntho Mancini, no centro, será reformado e devolvido ao proprietário até o final deste ano. As secretarias que funcionavam no prédio foram transferidas para o imóvel do antigo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), no bairro Jardim Morumbi. No local vão funcionar as secretarias de Administração, Finanças e o Gabinete do prefeito. A Secretaria de Governo funcionará em frente do prédio do antigo Detran, na Cidade Mirim do Trânsito.

Apenas a Secretaria de Saúde, que também funcionava no prédio da Capitão Olyntho Mancini, foi transferida para um imóvel na rua João Silva, no bairro da Lapa.

Segundo Tabone, o prédio principal da prefeitura precisa de uma ampla reforma e o prefeito decidiu concentrar os atendidos dessas repartições no imóvel do antigo Detran, que foi cedido ao município por 30 anos. Com isso, o município não terá gastos com aluguel. Essa, segundo ele, é a ideia do prefeito, reduzir custos com aluguel de imóveis para atender as repartições públicas. 

Conforme já declarou Guerreiro, a ideia é iniciar as obras em seu mandato, mas a conclusão do projeto não deve ocorrer em sua gestão, já que é um projeto que levaria um prazo maior para a conclusão. O complexo administrativo visa concentrar todas as secretarias no mesmo espaço.

Tabone argumentou que a sede própria não foi construída porque a prioridade de Guerreiro foi investir na saúde, na educação e infraestrutura, em drenagens e asfalto. Agora, mesmo sem deixar de investir nessas áreas, o secretário destacou que chegou o momento de iniciar o projeto de construção da sede própria da prefeitura.

PAÇO 
Paralelo à essas mudanças, o antigo Paço Municipal Rosário Congro, em frente a Praça Ramez Tebet, passa por reforma e restauração. Após a conclusão da obra, as secretarias de Finanças, Administração e o Gabinete do prefeito, vão funcionar nesse prédio, que é tombado como patrimônio histórico.