Na manhã de ontem foi inaugurada a unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) no bairro Jardim Maristela. A obra foi orçada em R$ 761.212,12, executada com recursos de ações mitigatórias da Petrobras em razão da construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados (UFN 3) em Três Lagoas.
Três Lagoas
Prefeita entrega nova unidade de saúde no Maristela
Prefeita Márcia Moura e secretária Elaine Brilhante descerram placa de inauguração
A ESF possui 288,09m² de construção e dispõe de dois consultórios médicos, um consultório odontológico, um consultório ginecológico com banheiro, sanitários masculinos e femininos, copa, sala para os agentes comunitários de saúde, farmácia, sala de inalação, sala de administração, salas de utilidades, curativos e esterilização, recepção e atendimento.
Em seu pronunciamento, o coordenador de articulação local da Petrobras, Alexandre Maximovitch, disse que a entrega da unidade de saúde foi à terceira ação mitigatória da estatal em Três Lagoas devido à construção da Unidade de Fertilizantes Nitrogenados. Ele informou que duas ambulâncias para a Saúde já foram entregues e a Petrobras também auxiliou na construção do novo receptivo do aeroporto. “Essa é uma parceria que tem dado certo. Com o apoio da Prefeitura, a Petrobras tem conseguido cumprir as ações mitigatórias”, destacou.
Já a secretária de Saúde, Eliane Brilhante, ressaltou que a nova unidade de saúde do bairro é de extrema importância para o município, considerando a qualidade de suas instalações. “Essa unidade atenderá três mil famílias, cerca de dez mil pessoas, não só do Jardim Maristela, assim como dos bairros adjacentes”, comentou.
Em seu discurso, a prefeita Márcia Moura agradeceu a Petrobras pela parceria, pois além de estar oferecendo empregos na cidade, também está dando a sua parcela de contribuição com ações sociais em consequência da construção da fábrica em Três Lagoas. A prefeita destacou que a população do Jardim Maristela e adjacências receberão mais melhorias. “Estamos ampliando o Centro de Educação Infantil e a escola, e já temos programação para pavimentar mais ruas do bairro”.
Na ocasião, destacou também que, não bastam somente construções físicas, mas um atendimento de qualidade. Manter a unidade de saúde limpa e funcionando bem, são aspectos importantes que devem ser observados pelos funcionários responsáveis pelo atendimento de seus usuários.