Veículos de Comunicação

Prefeito Cassiano Maia discute reajuste salarial com categoria da educação

Durante a assembleia, o prefeito apresentou dados sobre a folha de pagamento do município

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, reuniu-se com representantes da educação- Foto: divulgação
Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, reuniu-se com representantes da educação- Foto: divulgação

Nesta segunda-feira (24), o prefeito de Três Lagoas, Cassiano Maia, reuniu-se com representantes da educação na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Três Lagoas e Selvíria (SINTED). O encontro teve como principal pauta o cumprimento da Lei Nº 3.863, de 08 de março de 2022, que estabelece a revisão salarial anual dos servidores administrativos da educação e dos profissionais do magistério público da educação básica da Prefeitura Municipal.

De acordo com a legislação, em 2025, assim como nos anos anteriores, os professores devem receber uma correção de 6,79% nos salários, além do acréscimo do índice do Piso Nacional. No entanto, devido às restrições impostas pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que limita os gastos com pessoal a 51,3% da receita corrente líquida, a prefeitura enfrenta dificuldades para cumprir essa obrigação.

Durante a assembleia, o prefeito apresentou dados sobre a folha de pagamento do município. Quando assumiu a gestão, o índice estava em 53,58%, acima do limite prudencial de 48% e do máximo de 51,3%. Medidas como retirada de gratificações, revisão de insalubridades, redução de cargos comissionados e controle de horas extras reduziram esse percentual para 51,7%.

Cassiano Maia destacou que ações para ampliar a arrecadação e reduzir despesas estão em andamento. Segundo ele, entre janeiro e fevereiro deste ano, houve um crescimento de 5,67% na arrecadação municipal em comparação ao mesmo período de 2024, passando de R$ 77,26 milhões para R$ 81,64 milhões.

“Estamos trabalhando incansavelmente para encontrar soluções que permitam cumprir a Lei Nº 3.863. Buscamos constantemente mais recursos, além de atrair novas indústrias, retomar a UFN3, colaborar na implantação da segunda linha de celulose da Eldorado, atrair produtores de citricultura e participar da rota bioceânica, empreendimentos que trarão ainda mais arrecadação aos cofres municipais”, afirmou o prefeito.

Os representantes do SINTED agradeceram a presença do prefeito e destacaram que esse diálogo direto com a categoria é uma iniciativa inédita e fundamental. Após a apresentação dos números e esclarecimento de dúvidas, os sindicalistas iniciaram uma assembleia interna para debater os próximos passos.

A expectativa é que, com as ações em andamento, a situação financeira do município melhore, possibilitando a aplicação dos reajustes salariais e outras medidas previstas na lei. A próxima reunião sobre o tema está prevista para maio, quando será publicada a nova atualização do índice da folha de pagamento da administração municipal.