A avenida Jary Mercante, uma das vias mais largas de Três Lagoas, será pavimentada e receberá um sistema de captação de água de chuva. De acordo com o projeto, a administração municipal prevê concluir a pavimentação dessa rua, que passa nos fundos do quartel do Exército, interligando- a com asfalto até a rua Baldomero Leituga no Jardim Alvorada.
De acordo com o secretário de Infraestrutura, Walter Garcia, o projeto prevê a construção de uma galeria no meio da avenida Jary Mercante. “Vamos construir uma galeria parecida com aquela que existe na avenida Ponta Porã. A nossa intenção é pavimentar os dois lados da avenida Jary Mercante e construir o sistema de captação de água no meio do leito da avenida.
Vai ficar uma avenida muito bonita e bem larga”, destacou.
A pavimentação dessa avenida e a implantação desse sistema de drenagem estão orçados em mais de R$ 30 milhões e faz parte do projeto que a administração municipal encaminhou ao governo federal, solicitando o financiamento de R$ 84 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).
Segundo o secretário, o governo federal deve dar um posicionamento sobre a liberação ou não de recursos para o financiamento da obra, ainda esse mês e que será pago pela Prefeitura.
Além da avenida Jary Mercante, que demandará um montante maior desse recurso, já que o sistema de drenagem que será implantado vai receber as águas de chuvas de vários pontos da cidade, outros bairros também serão contemplados com obras , caso o financiamento seja concedido.
Walter Garcia, explicou que o projeto prevê a implantação de drenagem na baixada do Jardim Alvorada, para resolver o acúmulo de água nas proximidades da escola Maria Eulália Vieira, bem como dos bairros Jardim Itamaraty, Vila Haro, São Carlos, Guanabara, Maristela, Santa Rita, entre outros. Ainda segundo ele, está dentro do projeto também a pavimentação da rua Baldomero Leituga, no trecho compreendido entre a Ranulpho Marques leal e a avenida Ponta Porã, nas proximidades das Faculdades da AEMS.
O secretário adiantou que todas as ruas que receberem drenagem serão pavimentadas. O projeto prevê também o asfaltamento de todas as ruas do bairro Santa Rita, inclusive, será aberta mais uma travessia na passagem de nível da linha férrea com essa pavimentação.
Além das obras de pavimentação asfáltica e drenagem de águas pluviais ainda está previsto no projeto o recapeamento da avenida Capitão Olyntho Mancini, bem como do asfaltamento da rua Josino da Cunha Viana. “É um projeto amplo e que resolverá alguns gargalos existentes na cidade”, enfatizou.