O município de Maracaju lançou a campanha ‘Setembro Amarelo’, mês de combate e prevenção ao suicídio, com uma série de ações envolvendo a comunidade, a fim de alertar sobre os atendimentos prestados e para conscientizar as pessoas sobre os cuidados em casos como a depressão.
De forma permanente, a prefeitura atende os pacientes via Sistema Único de Saúde (SUS) no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) e o profissional responsável dá o devido encaminhamento caso a caso. O secretário municipal de Saúde, Thiago Caminha, disse que as ações acontecem durante todo o ano, mas são reforçadas durante este mês devido à campanha nacional do Setembro Amarelo.
As ações compreendem visitas às comunidades e assentamentos de Maracaju, levando informação e acolhendo aqueles que precisam de atendimento psicossocial.
Setembro Amarelo
Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que o suicídio tem sido uma das principais causas de morte em todo o mundo. Em 2019, uma em cada 100 mortes foi causada por suicídio. A maioria dos casos está relacionada a doenças como depressão, transtorno bipolar e abuso de substâncias químicas.
O dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, data que reforça ações no mundo todo, principalmente voltadas ao cuidado com a saúde mental e às formas de identificar o problema. Pequenas mudanças de comportamento podem ser indícios de sintomas de um quadro mais grave que pode evoluir para o suicídio. Nesses casos, o diagnóstico precoce, o tratamento e o acompanhamento são essenciais.