A prefeitura desistiu de terceirizar o serviço de limpeza da Lagoa Maior de Três Lagoas e a sua manutenção será feita por equipe da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. A decisão foi tomada na última sexta-feira, 23, pela prefeita Márcia Moura, juntamente com o secretário, Jurandir da Cunha Viana, o Nuna.
A decisão, segundo o secretário, deve-se ao fato da disputa entre empresas interessadas no serviço de manutenção da Lagoa Maior.Durante mais de cinco anos, a empresa Construcampo executou o esse serviço. Entretanto, desde o dia 10 de julho do ano passado, quando encerrou-se o contrato com a Construcampo, a limpeza da Lagoa Maior vem executa pelo próprio município.
Em agosto do ano passado, a prefeitura tentou fazer um contrato aditivo com a empresa Financial Ambiental, responsável pela coleta de lixo em Três Lagoas, para que ela também executasse a limpeza da Lagoa Maior, mas por questões legais, a administração municipal não foi possível. No mês de setembro foi aberta nova licitação, entretanto, na última sexta-feira, 23, a prefeitura decidiu cancelar o processo licitatório e incumbir a Secretaria do Meio Ambiente na limpeza da Lagoa Maior.
Segundo Nuna, com a decisão do próprio município executar o serviço, a prefeitura conseguirá economizar 25 mil, por mês, na limpeza da Lagoa Maior. A licitação previa a contratação de empresa pelo valor de R$ 50 mil/mensais. O secretário disse que o preço é mais elevado em razão da empresa ter que contratar maquinários por hora. “A empresa já contrata o serviço por mês, no caso da prefeitura, vamos contratar pelo período que for necessário”, justificou.
De acordo com o secretário do Meio Ambiente, a secretaria contratará oito funcionários e o trabalho será acompanhado pelos biólogos da secretaria. “Eu sempre fui favorável que a própria prefeitura execute esses serviços de limpeza, pois dá para se fazer muita economia”, destacou.
Segundo Nuna, a secretária possui um trator e uma roçadeira que já estão sendo utilizados na limpeza da Lagoa Maior. A partir do dia 1º de fevereiro, a equipe da secretaria cumprirá um cronograma de limpeza que anteriormente era executado pela Construcampo. Caso sejam necessários novos equipamentos, Nuna informou que a prefeitura irá adquiri-los para continuar manter a Lagoa Maior limpa.