A administração municipal de Três Lagoas está realizando um estudo para verificar a possibilidade de ser celebrado um contrato aditivo com a empresa responsável pela varriçãoou se abrirá uma nova licitação pública, para que o serviço de limpeza das ruas possa ser ampliado para os bairros da cidade que receberam pavimentação asfáltica nos últimos anos.
Três Lagoas
Prefeitura estuda ampliar serviço de varrição na cidade
Atualmente, apenas as ruas da área central recebem varrição diáriamente
Moradores de bairros têm reclamado a falta de varrição nas ruas pavimentadas e do acúmulo de areia em sua extensão. De acordo com o secretário de Infraestrutura, Walter Garcia, o contrato com a atual empresa responsável por esse serviço atende apenas as ruas pavimentadas antes de 2009. Ou seja, a empresa é responsável pela limpeza das vias públicas da área central e pelas principais avenidas da cidade.
Entretanto, o secretário informou que a Prefeitura já está estudando uma maneira para poder atender mais bairros da cidade com o serviço de varrição. “Essa é uma situação que a população está sempre questionando. O contrato que a empresa responsável pela varrição tem com o município é referente às ruas pavimentadas anterior a 2009. Mas, de 2009 para 2014, foram realizadas pavimentações de centenas de quadras de ruas . Existe muito asfalto novos que não estão sendo varrido”, explicou o secretário, em entrevista ao RCN Notícias da Rádio Cultura FM, na manhã de ontem.
Por esse motivo, Walter Garciaressaltou que a Prefeitura está fazendo um novo estudo, contabilizando a quantidade de ruas pavimentadas para poder readequar o contrato, ou abrir uma nova licitação para atender os bairros também. Ele acredita que, até março a secretaria já tenha uma definição de como será feita a ampliação desse serviço em Três Lagoas.
O perímetro urbano de Três Lagoas expandiu-se muito nos últimos anos com a abertura de novos loteamentos e, consequentemente com ruas pavimentadas, já que é obrigação do loteador implantar a infraestrutura urbana, como asfaltoe iluminação pública. “O que foi feito de pavimentação de 2005 para cá, é praticamente o dobro do que existia. Sempre digo que, nos últimos nove anos Três Lagoas cresceu mais do que em 90 anos”, declarou.
O secretário explicou a Prefeitura não tem condições de f executar diretamente o serviço de varrição das ruas da cidade, já que demandaria uma grande quantidade de pessoal. Atualmente, apenas as ruas da área central são varridas diariamente. Nas avenidas, a limpeza acontece três vezes por mês. Enquanto que nos bairros, a Secretaria de Infraestrutura trabalha com um cronograma de serviço, que obedece prioridades.
Ainda de acordo com o Secretário de Infraestrutura, o período de chuvas contribui para o acúmulo de terra nas ruas pavimentadas, já que a areia das vias que ainda não receberam asfalto acabam sendo levadas para as ruas asfaltadas. Nesses casos, o secretário explicou que a Prefeitura tem feito removido o acúmulo de terra nas vias urbanas.