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Três Lagoas

Prefeitura gasta R$ 118 mil com aluguel de imóveis fechados

Imóveis não foram entregues ainda aos proprietários por falta de reforma

 - Divulgação
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A Prefeitura de Três Lagoas já gastou, neste ano, ao menos R$ 118 mil com o aluguel de cinco prédios onde deveriam funcionar órgãos públicos, mas estão desocupados.

Somente com um imóvel localizado na rua Bom Jesus da Lapa, no bairro Jardim Alvorada, a prefeitura paga R$ 4,3 mil por mês. O prédio alugado para funcionar como extensão da Escola Municipal Joaquim Marques de Souza, está fechado desde fevereiro e, mesmo assim, a prefeitura não devolveu ao proprietário. O gasto chega a R$ 39,5 mil até setembro.

Um prédio alugado para a assessoria jurídica, na rua Elmano Soares, no centro, também está fechado há nove meses, correndo aluguel de R$ 2,6 mil. Nesse período, o gasto já passa de R$ 23.760.

Com outro imóvel, da rua Bruno Garcia, no Jardim Primaveril, a administração gastou R$ 19,2 mil, em nove meses, com o prédio fechado. O aluguel mensal é de R$ 2.143. O prédio onde funcionava um posto de saúde do bairro Interlagos, na rua João Gonçalves de Oliveira, mesmo fechado, já consumiu R$ 18,2 mil, considerando o aluguel fixado em R$ 2.023.

E com outro prédio que também foi alugado para funcionar como extensão da Escola Joaquim Marques de Souza, na avenida Professor Padre João Thomes, o gasto é de  R$ 17,5 mil. Por mês, R$ 1.941.

Além desses cinco prédios, a prefeitura ficou pagando por dois anos, o valor de R$ 10 mil por mês, de aluguel de um imóvel, localizado na avenida Rosário Congro, no centro.  Somente em junho deste ano é que o imóvel passou a ser ocupado pelo Departamento Tributário e Assessoria Técnica da prefeitura. Durante o período em que o imóvel ficou fechado, a prefeitura desembolsou mais R$ 240 mil com aluguel.

A denúncia dos gastos foi feita pelo vereador Jorge Martinho (PSD), que apresentou formalmente à Mesa Diretora da Câmara para apuração por uma Comissão Processante. Mas, a denúncia foi rejeitada em plenário.

Também nesta semana, o Ministério Público Estadual abriu um procedimento para apurar a denúncia.

PREFEITURA

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da prefeitura para obter informações  sobre os gastos com aluguel, mas não obteve resposta até a conclusão desta edição. Segundo a assessoria, o departamento responsável estaria elaborando um levantamento dos gastos.

Entretanto, a reportagem teve acesso ao documento enviado à Câmara, com dados de 43 imóveis alugados pela prefeitura. Com eles, a administração desembolsa R$ 197,8 mil por mês, ou R$ 2,3 milhões por ano.

O líder da prefeita, o vereador Antônio Empke Junior, o Tonhão (PMDB), justificou que os imóveis fechados ainda não foram entregues aos proprietários porque necessitariam de reformas. De acordo com o vereador, o procedimento para a reforma “não é tão simples”, sendo necessário passar por várias secretarias, inclusive, por licitação. Segundo o vereador, a prefeitura não dispõe de equipe para executar o trabalho.

O quadro de servidores municipais possui, atualmente, 4 mil funcionários contratados, entre efetivos e comissionados.