Veículos de Comunicação

Limpeza

Prefeitura já notificou 3,4 mil donos de terrenos baldios em Três Lagoas

Departamento de Fiscalização dará continuidade ao trabalho de notificação

Terreno baldio no bairro Santa Rita causa transtorno aos moradores  - Ana Cristina Santos/JP
Terreno baldio no bairro Santa Rita causa transtorno aos moradores - Ana Cristina Santos/JP

No primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Três Lagoas notificou 3.403 proprietários de terrenos baldios sujos na cidade, o equivalente a 567 por mês.

De acordo com o diretor do Departamento Municipal de Fiscalização e Obras, Rodrigo Pelho Rizzo, esse trabalho de fiscalização foi iniciado em março, pela região Sul (região do bairro Santos Dumont).

Agora, segundo Rodrigo, o trabalho será feito na região Norte. “Essa região do Vila Nova, do Jardim Primaveril, enfim, do outro lado da cidade. Até o final do ano vamos concluir esse trabalho”, informou.

O diretor explicou que é dado um prazo de 30 dias para que o proprietário providencie a limpeza do terreno e, caso isso não ocorra, recebem uma multa de 100 UFIM, o equivalente a quase R$ 400. “É importante ressaltar que, quando o proprietário providencia a limpeza, tem que procurar o setor para comunicar e não gerar multas”, explicou.

O objetivo desse trabalho realizado pela prefeitura é fazer com que a cidade fique limpa e, consequentemente para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue, leishmaniose, chikungunya e zika vírus.

O índice maior de reclamações, segundo Rodrigo, ocorre mais no começo do ano, no período de chuva, quando o mato cresce com maior frequência. Ainda de acordo com o diretor, após as notificações, percebe-se que boa parte dos proprietários, tem providenciado a limpeza.

MORADOR
Morador há 20 anos no bairro Santa Rita, Carlos Roberto, sabe bem o que é conviver ao lado de um terreno baldio sujo. Ele mora ao lado de um terreno que está tomado pelo mato. “Direto inseto entra em casa. As pessoas deveriam ter consciência e manter os terrenos limpos. Acho que poderia aumentar o valor da multa, só assim, os donos manteriam limpos”, comentou.