A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, continua a realizar o trabalho de retirada de árvores e galhadas das ruas da cidade. O acúmulo de entulhos se deu após o forte temporal ocorrido no último dia 27 de setembro.
Para auxiliar nos trabalhos, a Prefeitura contratou uma empresa. “Prestamos serviços de poda, retirada de árvores e galhadas das ruas e, quando necessário, de quintais de residências. Já retiramos um número considerável de entulhos provenientes de árvores, mas devido ao grande volume retirado, ainda não é possível afirmar um número exato de quantas árvores foram podadas e quantas residências foram atendidas”, explicou Adriano de Souza Pereira, sócio e diretor da empresa Faz Jardinagem e Multiserviços.
Na manhã de quarta-feira (06) a retirada de árvores e galhadas foi realizada na região do bairro Nossa Senhora Aparecida. Nessa localidade existia um grande volume de árvores caídas nas calçadas e algumas com galhos quebrados, o que poderia ocasionar acidentes a transeuntes.
Uma árvore caiu bem em frente à residência de Edite Alves e por isso estava obstruindo a passagem de pedestres que precisavam utilizar à calçada. “Agora fico mais tranquila, pois sei que ninguém está correndo risco”, disse a moradora.
Essa mesma tranquilidade está sendo repassada a toda população. Segundo o secretário de Obras, Getúlio Neves da Costa Dias, inicialmente são atendidas as regiões consideradas mais críticas, onde existe situação eminente de riscos a população.
“De imediato estamos dando prioridade às regiões que foram mais castigadas pelo temporal, mas todas as regiões serão atendidas. Não vamos deixar árvores ou galhadas caídas em nenhum ponto da cidade. Estamos trabalhando em ritmo acelerado para concluir com rapidez e eficácia os chamados da população”, ressaltou o secretário.
Números expressivos
Com a realização da limpeza da cidade, um fato chama atenção. A quantidade de lixo retirado por dia subiu significamente. Os números revelam que depois do vendaval a retirada de lixo, que era de aproximadamente 90 toneladas, subiu para 300 toneladas diárias.
“São números expressivos”, enfatizou Getúlio, lembrando que houve aumento também no itinerário dos caminhões de coleta de lixo e entulhos.
“Após o temporal podemos observar que até mesmo o número de vezes em que os caminhões de coleta de lixo faziam seus itinerários sofreram aumento. Muitos passaram a percorrer o mesmo itinerário cinco vezes ao dia”, esclareceu o secretário de Obras, informando ainda que aos poucos a situação será normalizada.
“Com o trabalho intenso de nossas equipes, acreditamos que logo vamos estar com nossas ruas limpas, sem galhadas e entulhos nas calçadas. Pedimos apenas que a população tenha um pouco de paciência, pois em breve nossa cidade voltará a sua rotina normal”, finaliza Getúlio Neves.