Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Presas vão fabricar fraldas em Três Lagoas e doar para instituições

Confecção inicia nesta semana no Estabelecimento Penal Feminino da cidade

Unidade prisional conta com 100 detentas  - Arquivo/JP News
Unidade prisional conta com 100 detentas - Arquivo/JP News

Uma pequena fábrica de fraldas descartáveis será instalada dentro do Estabelecimento Penal Feminino de Três lagoas (EPFTL). As detentas da unidade terão a oportunidade de confeccionar os produtos que, inicialmente, serão doados para o Lar dos Idosos e outras instituições públicas, conforme a diretora Leonice Miranda Rocha Guarini.

A instalação está prevista para ser concluída até sexta-feira, 27, e duas presas deverão iniciar a produção de fraldas infantis e geriátricas. Os artigos também poderão ser usados pelas próprias internas e pelos filhos que estiverem com elas na unidade. “É um projeto que dará a elas a oportunidade de aprender uma profissão, melhorar a autoestima e também desenvolver o convívio social”, frisou a diretora.

Ela conta que a máquina foi doada por defensores públicos da cidade que aderiram ao projeto e também devem contribuir com os materiais utilizados para a confecção. O equipamento tem capacidade de produzir mais de 300 fraldas por hora.

Além da doação, o projeto propõe a comercialização das fraldas fabricadas no presídio para entidades filantrópicas. “O valor arrecadado com a venda servirá para a aquisição de mais matéria prima”, pontuou a diretora.

Atualmente o Estabelecimento Penal Feminino de Três Lagoas conta com 100 detentas. Pelo trabalho as reeducandas recebem benefício da remissão de pena: um dia a menos na condenação para cada três dias trabalhados. A jornada deverá ocorrer de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.