Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Presídio de Três Lagoas volta a receber presos após 10 dias de protesto

Presos que estavam nas celas da 1ª Delegacia de Polícia foram transferidos para o Presídio de Segurança Média

Em Três Lagoas, os presos que estavam nas celas da 1ª Delegacia de Polícia foram transferidos nesta segunda-feira para o Presídio de Segurança Média. Os agentes penitenciários, entre os dias 1º até 10 de agosto, não receberem detentos. A recusa foi a forma de protesto que  categoria encontrou para reivindicar melhores condições de trabalho. A ação foi decidida em assembleia coordenada pelo Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária do Estado de Mato Grosso do Sul (Sinsap), no fim do mês passado.

SegundoAntônio Aparecido da Silva, delegado sindical regional, na segunda-feira o presídio recebeu oito presos que estavam na 1ª Delegacia de Polícia da cidade.Com esta transferência, ontem, o presídio conta agora com 475 detentos, embora, a capacidade prevista seja para 248 presos.“Nossa luta é para reduzir o número de presos nas penitenciárias de Mato Grosso do Sul, mas de imediato, isso não será resolvido”, disse.


Porém, mesmo sem ser resolvida a questão da superlotação, Silva diz que a classe conseguiu alguns avanços. Entre as melhorias, ele destaca a visita da juíza da 1º vara Criminal, Rosângela Alves de Lima Fávero, ao presídio, que durante inspeção solicitou para a Perícia Técnica uma vistoria no local para apurar se pessoas presas correm algum risco de saúde em decorrência das condições das instalações do prédio. “Acredito que os pontos positivos vão aparecer após esta mobilização. Pois, conseguimos chamar a atenção das autoridades e da sociedade civil”, pontuou Silva.