A coleta de exame preventivo e a realização do exame clínico das mamas serão os principais focos da Semana da Mulher, que acontece na Cidade em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). Encabeçada pela Clínica da Mulher, a mobilização começa já na próxima segunda-feira (9), com a abertura de todas as unidades de saúde das 6h às 18 horas.
O objetivo da campanha é incentivar a realização periódica dos exames preventivos, como explica a coordenadora da Clínica da Mulher, Elaine Cristina Ferrari Fúrio. De acordo com ela, atualmente a rede pública de saúde do Município promove em torno de 300 a 400 coletas para exames preventivos a cada três meses. O número está bastante aquém do necessário, já que o público alvo é de 23.694 mulheres (com idade entre 29 e 59 anos). “Em 2008, toda a rede realizou 4,2 mil exames. Mesmo levando em consideração a quantidade de mulheres que buscam a rede privada de saúde, este índice ainda é muito baixo. Tem que aumentar, e muito”, destaca.
Elaine explica que o objetivo da campanha é, além da sensibilização, é despertar a atenção nas mulheres que ainda não estão habituadas à realizar o exame anualmente. Enquanto o número de preventivos realizados na rede pública é abaixo do necessário, é menor ainda a quantidade de mulheres que procuram o atendimento pela primeira vez.
Para chamar a atenção deste público, a Secretaria de Saúde também promoverá a entrega de um brinde (necessaire) a todas as mulheres que procurarem as unidades de saúde durante a semana para a realização do preventivo.
Além das coletas, também serão disponibilizadas para as mulheres os testes para HIV, sífilis e hepatite B e C. A testagem será realizada pela equipe do Programa Municipal DST-Aids e segue o seguinte cronograma: Vila Alegre (segunda-feira), UBS Miguel Nunes (terça-feira), UBS Eurídes Chagas Cruz (quarta-feira), Jupiá (quinta) e Interlagos (sexta). O horário de testagem será das 7h às 13 horas.
DIA D
Os exames de prevenção ao câncer no colo do útero e de mama também serão realizados no sábado (14), o “Dia D” da campanha. A mobilização será realizada das 7h às 12 horas, na Clínica da Mulher (avenida Capitão Olinto Mancini).
De acordo com Elaine, além dos exames preventivos. A mobilização contará também com o lançamento da revista “Toque de Vida- Sua Trajetória”, material idealizado pela Secretaria Estadual de Saúde, em que trás toda a história do programa de prevenção ao câncer de mama e dos municípios parceiros. Três Lagoas também ocupa algumas páginas da edição. “Exemplares da edições serão distribuídos para aqueles que tiverem interesse sobre o assunto”, completou.
Além disso, o evento também contará com postos de avaliação odontológica, postos de vacinação, testagem de glicemia capilar, verificação de pressão arterial e IMC, testagem e exames de hanseníase e tuberculose, informações sobre planejamento familiar, orientação sobre tabagismo, presença da equipe do Ciat para inscrições em cursos gratuitos de complementação da renda (como: secretária do lar, garçom, panificação, confeitaria, depilação, informática, corte de cabelos e outros), aulas de dança e ginástica laboral, e palestras sobre Violência da Mulher e Lei Maria da Penha.
“Esta ação envolve quase todos os setores do Município e, além disso, contamos também com a parceria do sistema S, com o Sesc e o Senai, que promoverá corte de cabelos gratuitos às participantes, e da [Faculdade] Aems”, completou.
A ação contará com a participação de mais de 85 profissionais da Saúde.
A previsão é de que, com isto, o evento ultrapasse o do ano passado em relação ao número de participantes. “Queremos, pelo menos, dobrar a quantidade de preventivos feitos na mobilização passada, que já foi alto para os padrões três-lagoenses, mas ainda baixo para a nossa realidade”, destacou Elaine. De acordo com ela, em 2008, 379 mulheres realizaram pelo exame preventivo durante a Semana da Mulher. O número corresponde a média trimestral do Município.
Atualmente, a Clínica da Mulher atende 1,2 mil mulheres ao mês. Todo atendimento é gratuito. Os resultados dos exames serão entregues às pacientes dentro de 30 dias.