No início da pandemia houve uma verdadeira corrida em busca da vacina contra a Covid-19. Filas enormes eram registradas, pois todos queriam estar imunizados contra o novo Coronavírus. Isso fez com que a primeira e segunda dose da vacina tivessem boa adesão. Porém, em relação as demais doses de reforço, houve desaceleração, segundo a coordenadora do setor de Imunização, Humberta Azambuja. “A gente percebe que as pessoas estão procurando menos a vacina e que houve uma desaceleração, por isso do aumento dos casos agora”, alertou Humberta.
Ainda de acordo com a coordenadora, em relação a primeira e segunda doses houve boa cobertura vacinal. A partir da terceira dose, a cobertura caí para mais de 40% de pessoas que não completaram o esquema vacinal.
Humberta alerta que se os casos de Covid continuarem aumentando, medidas de prevenção podem ser adotadas novamente para conter o avanço da doença.
Em Três Lagoas, a quarta dose tem sido oferecida para pessoas a partir de 35. A quinta dose, por enquanto, apenas para pacientes imunossuprimidos.
Pfizer Baby
Nesta semana, a Secretaria Municipal de Saúde iniciou a aplicação da vacina Pfizer Baby, destinada à criança na faixa etária de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias, com comorbidades. O esquema vacinal é de três doses, a segunda ministrada quatro semanas após o início do ciclo e a terceira em um intervalo de oito semanas da segunda aplicação. (Ana Cristina Santos)