O atleta e professor de educação física de Três Lagoas, Milton (Tó) José da Silva, foi homenageado nesta semana, em sessão solene da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, com a entrega do troféu “Zumbi dos Palmares”.
O trofeu foi criado pela Assembleia Legislativa, através de Lei de autoria do deputado Amarildo Cruz (PT), que também criou em Mato Grosso do Sul o Dia da Consciência Negra, comemorado hoje (20) em todo o Brasil.
O professor Tó, nome proposto pelo deputado Akira Otsubo (PMDB), foi homenageado como reconhecimento a pessoas, ONGs, universidades, igrejas e demais entidades que atuam no combate ao racismo e em prol da igualdade racial em Mato Grosso do Sul.
“Fiquei feliz com esta homenagem, pelo reconhecimento do trabalho que procuro fazer, como pertencente à raça negra, não discriminando ninguém, mas reconhecendo os valores que existem em todas as pessoas, sem olharmos a raça”, disse o professor Tó.
Amarildo Cruz lembrou as iniciativas que teve como deputado estadual, como as leis que instituiram o trofeu Zumbi dos Palmares, a lei estadual de combate ao racismo, a lei de cotas para negros em concursos públicos e a lei que instituiu em Mato Grosso do Sul o feriado no Dia Nacional da Consciência Negra.