Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Professores aceitam propostas do governo e descartam greve

Decisão veio durante assembleia realizada na última terça-feira, 10

Em assembleia professores descartam greve  - Elias Dias
Em assembleia professores descartam greve - Elias Dias

Os trabalhadores da Rede Estadual de Ensino de Três Lagoas aceitaram as propostas apresentadas pelo governo do Estado e descartaram a possibilidade de greve por parte dos profissionais do município, durante assembleia realizada na última terça-feira, 10, no Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinted) de Três Lagoas.

As propostas apresentados pelo governo estadual incluem o cumprimento dos 13,01% de reajuste ao Piso Salarial Nacional na folha de fevereiro, retroativo a janeiro de 2015; criação de Comissão que irá debater a aplicação dos 10,98% restantes, garantidos na Lei 4.464/2013 e aplicação do piso nacional por 20 horas até 2018, como prevê a meta 17 do Plano Nacional de Educação.

“Nós entendemos agora que, este não é o momento da gente partir para uma greve geral, até porque não foram esgotadas todas as possibilidades de negociação. Além domais, o governo se mostrou bem aberto ao diálogo para que possamos avançar nas negociações nos próximos meses”, disse a presidente do Sinted, Maria Diogo.

Outro indicativo importante, segundo Maria Diogo, é o fato do governo do Mato Grosso do Sul não ter comprometimento com a Lei de Responsabilidade Fiscal. “Nós temos apenas 39% da receita corrente líquida comprometida nos termos da Lei de Responsabilidade Fiscal, embora o limite máximo estabeleça que não se deva ultrapassar 54% da receita. Ou seja, temos bala na agulha para continuar negociando com o governo do Estado”, destacou.

A presidente do Sinted comentou ainda que, o governador Reinaldo Azambuja se comprometeu, até o término do seu mandato estabelecer em Mato Grosso do Sul o melhor piso salarial do país. “Hoje, somos o terceiro. Então, acho que a gente tem que levar isso em conta, mas continuar cobrando”, salientou.