Professores da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), campus de Três Lagoas, vão entrar em greve a partir da próxima quarta-feira, dia 17 de junho. Segundo o professor do Curso de História, e representante do movimento sindical, Vitor Wagner Neto de Oliveira, durante assembleia realizada na semana passada, os professores aprovaram o indicativo de greve para começar no dia 17.
Ontem à tarde mais uma reunião foi realizada e na próxima semana, no dia marcado para iniciar a greve, outro encontro dos professores está agendado para definir as ações que serão realizadas durante a paralisação. Com a greve dos professores, cerca de dois mil alunos do campus da UFMS de Três Lagoas devem ficar sem aula.
Entre as pautas de reivindicações da categoria estão à reestruturação da carreira docente, melhores condições de trabalho, investimentos no campus da universidade e realização de concurso público, entre outras questões. Além de Três Lagoas, professores dos campus da UFMS de Campo Grande, Aquidauana e Corumbá também aprovaram indicativo de greve para começar na próxima segunda-feira, dia 15, nestes municípios. Com isso, mais de 12 mil alunos desses campus também ficarão sem aulas.
Além dos professores, os técnicos administrativos do campus local da universidade também aderiram à greve. No dia 28 de maio, os servidores comunicaram à direção que iriam aderir à paralisação. Segundo o diretor do campus local, José Antônio Menoni, com a greve dos técnicos administrativos, os serviços internos, por enquanto, ainda não foram prejudicados. Em relação à greve dos professores, Menoni disse que ainda não recebeu nenhum comunicado oficial, mas tomou conhecimento da decisão dos docentes, que deve deixar pouco mais de dois mil alunos sem aula.