Os professores da Rede Municipal de Ensino (Reme) de Três Lagoas, dos segmentos do Berçário, dos maternais I, II e III, dos períodos matutino e vespertino receberam capacitação com o tema “Educação Inclusiva na Escola”. O evento teve como objetivo apresentar a proposta curricular da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) de práticas pedagógicas inclusivas para crianças com necessidades especiais. A capacitação foi realizada nesta quinta-feira (5), na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus I.
O evento foi ministrado pela equipe do departamento de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da Semec. Segundo a pedagoga especialista em educação especial, Mirian Vieira, o objetivo é proporcionar aos professores formação continuada. “É preciso que o professor esteja devidamente capacitado para atender a diversidade do ambiente escolar. A Semec quer que o docente esteja embasado com as melhores práticas para se conscientizar, aceitar, compreender e ter compromisso com uma linha de ensino que inclua todos e quaisquer alunos”.
A formação continuada é realizada anualmente, e neste ano, as palestras tiveram como material de apoio vídeos, apresentações de material informativo e estudo de casos. Cerca de 80 professores participaram da capacitação. Com a especialista, formam o AEE, mais cinco profissionais. Uma pedagoga, Cláudia Amélia, duas psicólogas, Ludmila Agutolli e Talita Cristina e duas assistentes sociais, Rutilei Garcia e Rosemila Cardoso.
INCLUSÃO
A assessora educacional e diretora do Departamento Pedagógico da Semec, Jussara Fernandes, diz que o objetivo é transformar e consolidar a escola em um espaço para todos. “A educação é um direito de todos. Portanto, a educação inclusiva compreende a educação especial dentro da escola regular, favorecendo a diversidade. Além disso, oportuniza para o atendimento das necessidades educacionais com ênfase nas competências, capacidades e potencialidades do aluno”.
A Semec, segundo a assessora, tem como filosofia na sua linha de alfabetização, que a inclusão da criança com necessidades especiais na escola regular, proporciona a construção de cidadania. “Todo e qualquer aluno um dia pode ter necessidade especial. O ambiente escolar, e todos os setores e pessoas que o compõe, deve estar preparado para administrar a diversidade, de forma a proporcionar o exercício da cidadania. Porém, é preciso ter recursos pedagógicos que possibilitem a permanência e desenvolvimento pleno estendido também às crianças com necessidades especiais”.