Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Professores invadem às ruas de Três Lagoas em manifestação

Mais de 500 profissionais da educação foram às ruas

Mais de 500 professores participaram da passeata -
Mais de 500 professores participaram da passeata -

Mais de 500 profissionais da educação de Três Lagoas foram às ruas da cidade na manhã de ontem em protesto pela valorização da educação. Com faixas e cartazes, eles aderiram à paralisação nacional organizada pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) e Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), que ocorreu ontem em várias cidades do país.

Em Três Lagoas, a manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Trabalhos em Educação (Sinted), e contou com a participação dos profissionais das escolas municipais e estaduais. Por conta disso, ontem não houve aula em nenhuma escola da rede pública.


Segundo a presidente do Sinted, Maria Diogo, a manifestação de Três Lagoas atingiu o objetivo da categoria e contribui com os protestos que ocorreram em todo o país. “Conseguimos atingir o nosso objetivo, todas as unidades fecharam. Foi uma manifestação ordeira, e bem organizada”, destacou Maria Diogo.


As bandeiras de luta da categoria é pelo fim do Fator Previdenciário, reajuste digno para os aposentados; jornada de 40 horas semanais sem redução salarial; transporte público de qualidade; fim do Projeto de Lei 4330, que amplia a terceirização; mais recursos para a educação e saúde; Piso Salarial Nacional e Carreira para a educação; aprovação do Plano Nacional de Educação e Profissionalização dos Funcionários da Educação.


Em Três Lagoas, a categoria aproveitou para protestar contra a ação movida pelo Ministério Público, que prevê o fim das eleições diretas para diretores e adjuntos das escolas e Centros de Educação Infantil no município. Como forma de protesto, a maioria dos profissionais usou roupa preta. “Foi uma forma de dizer que estamos de luto contra essa decisão do Ministério Público, e contra o projeto de lei que prevê o aumento da terceirização”, destacou Maria Diogo.


Os educadores saíram de frente do Sinted e seguiram pelas avenidas, Eloy Chaves, Capitão Olyntho Mancini, Antônio Trajano até a praça Senador Ramez Tebet. No local, eles abraçaram o Relógio Central e cantaram o Hino Nacional Brasileiro. “Foi muito bonito. Muitas pessoas pararam para ver e nos acompanhar. Acreditamos que conseguimos atingir o nosso objetivo. Só temos que agradecer os participantes, a população e a Polícia Militar que nos acompanhou no trajeto”, ressaltou a presidente do Sinted.