Com o objetivo de inovar nas salas de aula, a Escola Estadual Fernando Corrêa promoveu a metodologia de gamificação para auxiliar os alunos na aprendizagem das aulas de Química. O projeto foi elaborado pelo professor da disciplina Nudson Souza Santos, que usou os mecanismos do jogo The Witcher 3 Wild Hunt, para introduzir os conhecimentos sobre conteúdos de reações orgânicas, junto a estudantes do 3° ano do ensino médio.
Mesmo com as dificuldades que algumas escolas possuem em relação aos equipamentos para realizar as mais diversas atividades, o professor Nudson usou a criatividade e levou o que foi preciso para aplicar a metodologia, e o resultado foi positivo. De acordo com os alunos, as aulas aplicadas desta forma ficam mais atraentes e até mais fácil de compreender o conteúdo, sabendo-se da intimidade dos adolescentes com a tecnologia.
O uso da gamificação em sala de aula pode trazer vários benefícios para a aprendizagem. Além de manter os alunos mais focados e atraídos pelo material, a metodologia ajuda no aprimoramento dos resultados dos alunos, melhora a capacidade de memorização e também pode estimular o trabalho em equipe.
A expectativa é que o uso de novas técnicas em salas de aula seja cada vez mais presente, já que um estudo feito em 2019 pelo Comitê da Internet no Brasil mostrou que 76% dos professores já usavam a tecnologia aliada ao ensino, e a boa utilização da internet está diretamente ligada a uma melhora da qualidade dos resultados dos alunos.
Diante disso, é inegável a importância das inovações tecnológicas no contexto educacional, e principalmente, no cotidiano de alunos e professores. Essa modernidade oferece uma nova forma de ensinar e aprender, integrando valores e competências nas atividades educacionais.