A Votorantin Celulose e Papel (VCP) contratou 147 dos 150 alunos dos cursos de operador e mecânico de máquinas florestais realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) de Três Lagoas, entre setembro do ano passado e janeiro deste ano. O curso, que teve início no segundo semestre do ano passado, entrou na fase final de prática profissional e estágio para a última turma, conforme explicou o gerente do Centro de Formação Profissional “José Paulo Rímoli”, Adevaldo Vasconcelos Reginaldo.
“São profissionais que estão sendo habilitados como operadores e mecânicos florestais de equipamentos para colheita e transporte florestal de madeira e que, por conta da qualificação, estão recebendo uma oportunidade de trabalho”, explicou Adevaldo.
Segundo o supervisor técnico-pedagógico do Senai de Três Lagoas, Cristiano Pereira da Silva, o programa de qualificação é composto de 80 horas-aulas de nivelamento para as duas turmas. Para o curso de capacitação de mecânicos de máquinas florestais a grade contou com 298 horas-aulas, enquanto o de operador de máquinas florestais teve 288 horas-aulas.
“No planejamento operacional desse projeto estamos contando com a parceria dos instrutores do Senai do Espírito Santo e com os profissionais da Votorantim Florestal. Foram executadas aulas teóricas e práticas, módulos móveis, motores, visitas técnicas nos hortos florestais e o manuseio dos painéis dos simuladores das máquinas Harvester, Forwarder e Delimber”, explicou Cristiano.
Os cursos foram divididos em cinco turmas com 30 alunos cada e, na primeira etapa, os instrutores do Senai de Três Lagoas também contaram com a participação do quadro efetivo da VCP contribuindo na formação e nas habilidades e competências do curso.
Três Lagoas