Apesar do volume de chuva registrado no mês de dezembro em Três Lagoas, superar o mesmo período do ano passado e com a Primavera se aproximando do fim mais chuvosa, o Verão prevê chegar com um cenário bem diferente em Mato Grosso do Sul. A nova estação começa no dia 21 de dezembro e segue até 20 de março de 2022, com previsão de chuvas abaixo da média e alta temperatura.
O calor intenso, devido à inclinação da terra em direção ao sol, deve ser registrado entre os meses de janeiro, fevereiro e março. Haverá pancadas de chuvas na região Leste, mas o volume deverá ser maior somente no segundo mês de 2022, como aponta o prognóstico divulgado pelo meteorologista Natálio Abrahão, que integra a Universidade Uniderp, em Campo Grande, ligada ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A partir da próxima semana, entre o Natal e o Ano Novo, as chuvas vão reduzir no Estado e janeiro deverá iniciar com calorão e sensação de abafamento.
DIA LONGO
O Verão é caracterizado por dias mais longos com até 14 horas de sol diário. Já as noites são mais curtas, ou seja, o dia amanhece mais cedo e escurece mais tarde.
Os termômetros ultrapassam os 35º C e a umidade relativa do ar costuma ter índices baixos, entre 30% e 20%, o que é considerado estado de atenção pela OMS.